CASD abre inscrições para 760 vagas

Administrado por alunos do ITA, curso preparatório gratuito oferece vagas para estudantes que querem se preparar para os principais vestibulares e para aqueles que querem ingressar em escolas como o Colégio da Embraer

Estão abertas as inscrições para o vestibulinho 2020 do CASDvest, projeto do Curso Alberto Santos Dumont (CASD) voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que desejam se preparar para o Enem e os vestibulares das melhores faculdades do País. As inscrições foram abertas em 10 de junho e vão até 18 de agosto.

Serão oferecidas 520 vagas para o CASDvest e as aulas começarão em janeiro. A taxa de inscrição é de R$10,00, mas há também a possibilidade de pedido de isenção.

Localizado em São José dos Campos (SP), o curso foi criado há 21 anos por alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e, até hoje, atende estudantes de forma gratuita. As aulas são ministradas por alunos do ITA e de outras instituições, entre elas a Unifesp, e o curso conta com a parceria do Sistema de Ensino Poliedro, que fornece todo o material didático de forma gratuita, além do apoio da consultoria pedagógica. Alguns professores do Poliedro também ministram aulas, entre eles Thiago Costa, coordenador da Turma ITA do Curso Poliedro. Ao todo, mais de 100 professores voluntários participam do CASD atualmente.

“Atualmente contamos com quase 200 voluntários no nosso projeto, dispostos a mudar a vida de cada um de nossos alunos, tanto dando aulas quanto cuidando da parte administrativa“, explica Ítalo Rennan Lima, aluno do 3º ano do ITA e Diretor Presidente da instituição.

O curso possui dois projetos, o CASDvest e o CASDinho (criado há nove anos).

A taxa média de aprovação do CASDvest, nos últimos anos, é maior que 40%, o que demonstra a qualidade do projeto e o comprometimento de todos que participam Divulgação – CASDvest

O objetivo do projeto CASDinho é oferecer oportunidades para estudantes dos anos finais do ensino fundamental (8º e 9º anos) que desejam se preparar para os processos seletivos das melhores escolas de ensino médio públicas e privadas, principalmente de São José dos Campos e região. Entre as públicas estão o Colégio Embraer, a Escola Técnica Estadual (ETEC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e até mesmo a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). O curso também oferece aos estudantes a oportunidade de conseguirem bom desempenho em programas de bolsas dos melhores colégios particulares da região, além de uma preparação para competições em olimpíadas científicas.

As inscrições para o vestibulinho do CASDinho serão abertas no dia 10 de julho. Serão ofertadas 240 vagas, sendo 180 para estudantes do 9º ano e 60 para estudantes do 8º ano. Os editais dos vestibulinhos podem ser acessados por meio do site https://cursosantosdumont.org.br/seja-aluno/.

O processo seletivo é dividido em duas etapas. Após a primeira etapa (o vestibulinho), vem a fase de entrevistas com as assistentes sociais para a avaliação da vulnerabilidade socioeconômica.

A taxa média de aprovação do CASDvest, nos últimos anos, é maior que 40%, o que demonstra a qualidade do projeto e o comprometimento de todos que participam dele. Somente no ano de 2018 foram 219 aprovações em excelentes faculdades públicas, entre elas USP, Unifesp, Unesp e Unicamp. Nos últimos seis anos foram 1.300 aprovações.

“Ao longo da nossa história, totalizamos mais de 4 mil aprovações, o que nos deixa felizes por comprovar a eficiência do que fazemos. Entretanto, temos certeza que a quantidade de pessoas impactadas pelo nosso trabalho é muito maior, pois cada aluno que passa pelo CASD muda sua visão de mundo e influencia seus familiares e outras pessoas ao redor”, destaca Ítalo.

CASD