Casa sustentável: ideias de decoração com sucata de veículos

Além de ter um item de decoração único, você estará dando um futuro melhor para a sucata de carros

O primeiro automóvel chegou ao Brasil em 1891 por intermédio de ninguém menos que Santos Dumont, o pai da aviação. Mas foi só nos últimos anos que a reciclagem de automóveis ganhou força. Nesse processo, as carrocerias dos veículos são compactadas e trituradas para, assim, se transformarem em aço, que será usado na indústria siderúrgica e também na construção civil. Mas, bem antes do surgimento dessa prática, os apaixonados por automóveis já tinham encontrado uma maneira muito mais simples de dar um novo propósito às carrocerias de veículos. A utilização de partes de carrocerias na decoração de ambientes é uma ótima alternativa para reutilizar esses materiais e ainda dar um toque original à decoração, trazendo a paixão por automóveis para dentro de casa. 

A sucata de carros pode se transformar em camas, sofás, luminárias e em muitas outras coisas, afinal, quando o assunto é reutilização, o céu é o limite. Confira abaixo uma seleção de ideias para usar a sucata de veículos na decoração da sua casa. 

Carrocerias podem virar camas ou sofás

Já pensou em dormir em um carro sem precisar sair de casa? Pois isso é possível! Uma carroceria de automóvel pode ser reformada, pintada e transformada em uma cama muito confortável ou até mesmo em um sofá.

Tenha uma luminária pra lá de original

Peças menores, como faróis e ferragens, podem ser transformadas em lindas luminárias e abajures. No caso dos abajures, você pode investir em uma cúpula tradicional, de tecido. A delicadeza do tecido vai contrastar bem com a proposta industrial da base feita de sucata.

Pneus rendem incríveis mesas de centro e de apoio

Talvez a parte do veículo que é mais versátil para a reutilização, os pneus podem render uma incrível mesa de centro, de apoio e até mesmo de cabeceira. A borracha dos pneus pode ser combinada a outros materiais, como a madeira e o vidro, para ganhar mais elegância. 

Faça muito mais com a sucata de carros

Demos algumas ideias de itens de decoração que podem ser feitos com a sucata. Mas você pode fazer muito mais e, para isso, basta ter criatividade. Com peças de automóveis, você pode ainda fazer escrivaninhas, bancos, apoios para vasos de plantas, prateleiras, balcões de bar… A lista de possibilidades é enorme. Você pode aproveitar para desenvolver uma nova habilidade e ganhar um novo hobby ou contratar os serviços de um profissional para te ajudar a colocar suas ideias em prática. Assim, além de ter um item de decoração único, você estará dando um futuro melhor para a sucata de carros.

Foto: Pinterest

Instagram