Câmara participa de transmissão de cargo do novo reitor do ITA

Autoridades civis e militares de São José dos Campos acompanharam a solenidade de transmissão de cargo de reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), na manhã desta quinta (10), no auditório do ITA. O engenheiro e professor do ITA Cláudio Jorge Pinto Alves assume o cargo em substituição a Anderson Ribeiro Correia. O presidente da Câmara, vereador Robertinho da Padaria (PPS), esteve presente representando o Legislativo Municipal. O evento também contou com a presença do diretor geral interino do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), major brigadeiro Hudson Costa Potiguara, e do prefeito Felício Ramuth.

O novo reitor disse que um dos desafios do ITA é aumentar a oferta de vagas de ensino, mas que para isso ainda é preciso cumprir requisitos, entre eles, a construção de novos alojamentos para os alunos. Em entrevista à TV Câmara, o reitor também falou sobre a aproximação do ITA com os poderes públicos municipais e a comunidade. “Estamos tendo diversos acordos e trabalhos conjuntos com a Prefeitura e junto com a Câmara. Estamos fazendo um esforço para estimular e fomentar esse relacionamento e que tragam frutos para a comunidade que nos cerca”, afirmou.

Na solenidade, Anderson Ribeiro Correia destacou que em sua reitoria foi inaugurado o Escritório de Projetos do ITA no Parque Tecnológico de São José dos Campos, houve aumento de recursos ao instituto e crescimento de parcerias com o poder público, indústria e instituições de pesquisa.

Carreira

O novo reitor é formado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, no ITA, com mestrado na escola Politécnica da Universidade de São Paulo, doutorado no ITA e pós-doutorado na Nationale de L’Aviation Civile, na França. Professor titular do Departamento de Transporte Aéreo do ITA, orientou dezenas de teses de mestrado e doutorado; participa de vários órgãos ligados ao setor aeronáutico; e recebeu várias condecorações. Entre elas, a Medalha do Mérito Santos Dumont (1996), Ordem Mérito Aeronáutico (211) e Prêmio Weiss de Excelência Docente (2015).

Foto: Flávio Pereira/CMSJC