Burn-in ou ‘retenção de imagem’: conheça o responsável pelas ‘sombras’ na tela da TV

Assistir a uma partida de futebol e ao mudar o canal, perceber que o placar segue presente no canto superior da tela. Ao ver um filme, após algumas horas jogando os games preferidos, notar uma persistente “sombra” ou “mancha”. Esses são indícios que o efeito burn-in está presente no seu televisor.

Burn-in

O burn-in é eventualmente perceptível quando imagens parciais ou completas são exibidas de maneira estática na tela da TV durante longos períodos (duas horas ou mais). Assim, os pixels de determinada região podem ‘queimar’, deixando essa marca visível no painel, independente do que estiver sendo exibido naquele momento.

Isso tende a acontecer com maior frequência em televisores que utilizam materiais orgânicos na formação da imagem, composição que acelera a degradação com o tempo de uso e principalmente, com conteúdos estáticos. Esse efeito indesejado pode ser causado, por exemplo, por logos de emissoras de TV, placares de esportes fixos, vários tipos de games de luta, corrida, tiro, com seus medidores de vida, velocidade ou qualquer outro símbolo que permaneça fixo na tela pelo período do jogo. Ele pode ser temporário, ou seja, a “sombra” permanece por alguns momentos na tela, ou permanente: neste caso, a sombra persistirá para sempre.

QLED

Para consumidor que tem ou deseja investir em uma TV e quer ficar livre desse problema, a Samsung oferece modelos da categoria Qled, que contam com dez anos de garantia1 contra o efeito burn-in, já que a tecnologia de Pontos Quânticos que compõe o painel é inorgânica – ou seja, não desgasta com o tempo, nem com a exibição de imagens estáticas. Além disso, as QLED entregam 100% do volume de cor2, brilho e contraste incríveis, tudo com a qualidade da Samsung, a marca líder da categoria há 13 anos consecutivos.

O público gamer também sai ganhando, afinal é possível vivenciar os jogos de maneira imersiva, com qualidade ímpar de cor e sem a preocupação com as manchas na tela.

Qled TV

“A garantia de dez anos contra o efeito burn-in mostra o compromisso da marca com o consumidor e a qualidade dos produtos Samsung. O consumidor que adquirir uma Qled TV só precisa se preocupar em desfrutar da tecnologia de ponta e todos os benefícios do pacote que só a Samsung tem”, afirma Erico Traldi, Diretor de produto das áreas de TV e Áudio e Vídeo da Samsung Brasil.

1O Burn-in ocorre quando imagens estáticas são reproduzidas em uma TV, em média por 2 horas, e eventualmente a TV absorve este conteúdo gerando manchas definitivas na tela. A garantia de 10 anos abrange os produtos utilizados em ambientes domésticos normais apenas para Burn-in não intencionais, sendo elegível aos consumidores que tenham adquirido um dos produtos da TV Samsung QLED 2017, 2018 e 2019 oficialmente no Brasil.

2O brilho máximo pode variar dependendo do modelo e do tamanho da TV. A “VDE”, Verband Deutscher Elektrotechniker, reconheceu oficialmente a QLED TV da Samsung como a 1ª TV no mundo capaz de produzir 100% do volume de cor disponível. As QLEDs TVs da Samsung são baseadas na tecnologia de pontos quânticos.

Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI, fundição de semicondutores e soluções LED. Para saber mais sobre as últimas notícias, por favor, visite a Sala de Imprensa da Samsung em http://news.samsung.com/br