Brasileiro visitou mais a Turquia em 2018

Num comparativo com o acumulado do ano, o número de turistas brasileiros aumentou cerca de 58% em relação ao mesmo período de 2017

No acumulado de 2018, o turista brasileiro viajou mais vezes para a Turquia, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Até o mês de outubro deste ano, o país abriu suas fronteiras para cerca de 65 mil turistas com origens do Brasil, contra 41 mil referentes ao mesmo período de 2017. Este movimento representa um aumento de 58%.

Esse crescimento se deve a alguns fatores, como a alta fase do dólar, e a lira turca – moeda do país –, estar mais barata para o brasileiro (uma lira turca custa, em média, cerca de 50 centavos da moeda brasileira). O fato de não necessitar de visto para entrar na Turquia, também é outro fator facilitador para que o brasileiro decida a por essa região como destino de férias, negócios ou a passeio.

Mas este cenário positivo não para por aqui. Ele reflete o impacto gerado em toda a América Latina. Num total de turistas da região toda, foram quase 220 mil no acumulado deste ano – um crescimento de 62%, comparado com o mesmo período de 2017, que exportou pouco mais de 135 mil.

De acordo com Ahmet Çanga, adido do Escritório de Cultura e Turismo da Turquia em São Paulo, a expectativa é que esse número cresça ainda mais em 2019. “O ano de 2019 é quando Brasil e Turquia celebram 117 anos de relações comerciais entre os países. Acreditamos que este número segue em uma crescente. O povo brasileiro é sempre muito bem recebido no nosso país e queremos que, cada vez mais, possam conhecer nossa rica história, cultura, gastronomia e as belas cidades que temos”, finaliza.

Foto:Pixabay