BMW Group troca de presidente no Brasil

BMW Group vai trocar de presidente no Brasil em 2019. Após três anos no comando do grupo alemão no País, o português Helder Boavida foi transferido para Estocolmo, onde ficará sediado como presidente e CEO da empresa com responsabilidade para todos os países nórdicos e bálticos – além da sede regional na Suécia, estarão sob sua supervisão os mercados da Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia, Estônia, Letônia e Lituânia. E para seu lugar nas operações brasileiras, a BMW faz uma interessante troca cruzada de nacionalidades, ao trazer da China um executivo brasileiro com nacionalidade dinamarquesa: Aksel Krieger.

Krieger iniciou sua carreira no BMW Group no Brasil, em 2000, como analista da BMW Serviços Financeiros, e chegou à função de executivo-chefe de finanças (CFO) do braço financeiro da empresa no país. Depois ele desempenhou a mesma função por três anos na operação sul-africana da BMW. O executivo também já trabalhou na matriz do grupo na Alemanha e, antes de ser nomeado presidente e CEO para o Brasil, estava na China, onde desde 2015 era o CEO da financeira Brilliance-BEA Auto Finance Co, em Xangai.

O novo presidente do BMW Group Brasil assume o comando em fevereiro de 2019. Ele já conhece bem o País, toda sua graduação superior foi feita em escolas brasileiras: é formado em administração de empresas pela Mauá Business School, tem pós-graduação em finanças pelo Insper e MBA pela Fundação Dom Cabral.

Nascido em Lisboa, Helder Boavida é formado em administração de empresas pela Universidade de Lisboa e atua no BMW Group desde 2004. Em sua passagem pelo Brasil, o executivo consolidou a estratégia no mercado brasileiro das marcas BMW, Mini e BMW Motorrad, trabalhou para tornar as operações da rede mais eficientes e reforçou o plano de eletrificação dos carros da fabricante no País.

Na atual estrutura do BMW Group, Krieger reportará para Alexander W. Wehr, responsável pela região que engloba os mercados do México, América Latina e Caribe.

O brasileiro com cidadania dinamarquesa Aksel Krieger vai substituir o português Helder Boavida (à direita) na presidência do BMW Group Brasil

Fonte:http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/28440/bmw-group-troca-de-presidente-no-brasil