Barbicacho: conheça a tendência que veio para ficar

O barbicacho é um detalhe moderno que está em alta na moda e na decoração.

Tendência em acessórios, roupas, calçados e decoração, o barbicacho é um detalhe moderno que está na moda e tem tudo para se estabilizar no mundo da moda. Também conhecido como tassel, são de tiras produzidas em seda.

O nome vem do latim tassau — que tem um significado semelhante a “fecho” — e, originalmente, durante a Renascença, era utilizado de forma simples em objetos decorativos. Já no Império, eram mais longos. Seu auge foi no decorrer da Era Vitoriana, quando as tiras ficaram maiores e mais elaboradas.

Além disso, antigamente, os barbicachos também eram utilizados nas cerimônias de graduação das universidades de Cambridge e de Oxford, sobre os sapatos dos formandos.

Atualmente, ele possui variações: longo e curto, colorido e monocromático, discreto e chamativo, entre outras. Em resumo: o barbicacho é um apetrecho que, se utilizado de forma estratégica, faz toda diferença, dando um toque especial e pouco óbvio a peças de roupa ou decoração.

Barbicachos na moda

Além de tudo que já foi dito sobre o tassel, é importante ressaltar que ele é um detalhe extremamente versátil. Com isso, é possível encontrá-lo em roupas, calçados, bolsas e até mesmo acessórios, como brincos, cintos e lenços.

Blusas e camisas

Em blusas e camisas, os barbicachos geralmente aparecem em detalhes de amarrações, na barra ou na manga.

Vestidos e saídas de praia

Já em vestidos e saídas de praia, os tassels podem ser colocados em amarrações, nas mangas, compor todo o vestido ou então em toda a costura, incluindo a lateral.

Shorts

Nos shorts, o mais comum é que os barbicachos estejam presentes na barra, mas nada impede que eles apareçam em um cinto costurado na peça.

Brincos

Os brincos são inteiramente compostos por tassel, pedrarias e metais, sejam eles nobres ou não. O que varia é o volume de barbicachos e o tamanho do acessório.

Bolsas

Em bolsas, os tassels podem aparecer na barra, na ponta do zíper e até mesmo serem removíveis, como um acessório para a alça. O item funciona como um elemento especial que torna a bolsa única. No entanto, a quantidade, o tamanho e a cor dos barbicachos é que dão o tom.

Se você quer que a bolsa seja o ponto alto da sua produção, aposte em cores, texturas de tassel. Mas se você prefere algo mais discreto, opte barbicachos da mesma cor e material da bolsa.

Calçados

Por fim, em calçados, os barbicachos costumam ser mais discretos, aparecendo em tamanhos menores na ponta de sapatilhas e mocassins, na lateral de botas, em tiras de sandálias, etc. Devido a essa sutileza, você não corre risco de errar na escolha do sapato quando montar seu look, pois, mesmo com esse detalhe, ele não “brigará” com nenhum outro acessório ou estampa.

Tassel na decoração

Como a origem dos barbicachos é decorativa, há muitas maneiras de utilizá-los na decoração, em diversos itens e ambientes da casa.

Almofadas

Em almofadas, a melhor forma de utilizar o barbicacho é aplicando-o nas bordas, construindo uma espécie de bainha. E, como a almofada é um item simples de ser mudado (bastando apenas trocar a capa), você pode ousar sem medo na escolha das cores e do volume de tassels que serão utilizados. Portanto, aposte em cores chamativas e barbicachos robustos para que sua almofada traga alegria para o cômodo e ganhe destaque.

Cortinas

Na cortina, é possível prender ou não o tassel na parte de cima. Se optar por usá-lo solto, ele pode ser amarrado no meio dos xales ou somente ficar pendurado, como um enfeite.

Instagram