Banho de hidro seguro: confira dicas de boas práticas

O banho de hidromassagem precisa ser um momento de relaxamento em que todos os componentes da banheira e do ambiente favoreçam a reposição das energias. Se você se preocupa com sua própria segurança e de sua família, e está pensando em comprar uma banheira de hidromassagem, continue lendo esse post e confira  como relaxar sem deixar a segurança de lado.

Acidentes não são comuns, mas é melhor prevenir

Mesmo que os acidentes em banheiras com hidro não sejam comuns, todo cuidado é pouco.

As alças de apoios para banheiras e spas são acessórios comuns que oferecem segurança redobrada para os usuários de banheiras de hidro. As alças são feitas para dar maior segurança em movimentos de saída e entrada da estrutura ou quaisquer movimentações em geral. No momento da compra, verifique se a peça já vem acompanhada das alças.

Devido ao risco de afogamento, as banheiras de hidromassagem não devem ser utilizadas por crianças ou pessoas com capacidades físicas, sensoriais ou mentais reduzidas, a menos que tenham recebido instruções sobre à utilização do aparelho e estejam sob supervisão de um responsável por sua segurança.

Durante o banho de hidromassagem mantenha os cabelos, jóias e partes do corpo longe dos dispositivos de sucção, jatos giratórios e componentes móveis para evitar que sejam sugados ou fiquem presos, causando lesões.

Atente-se sobre a temperatura da água. A hipertermia pode acontecer quando a temperatura interna do corpo fica acima de 37ºC. É recomendado não abastecer a banheira com água acima de 40ºC, pois, também há riscos de queimaduras e danos ao equipamento.

A imersão prolongada na água quente também pode causar hipertermia, portanto, se você sentir sonolência, cansaço, aumento da sensação térmica, ou qualquer sintomas incomuns, equilibre a temperatura da água deixando-a mais fria.

A duração normal de um banho de hidro é de 10 a 20 minutos, porque são necessários de 5 a 10 minutos para que a sensação de relaxamento possa aparecer. A temperatura recomendada da água é de 36ºC. Banhos de spas, ofurôs e hidro cuja temperatura ultrapasse 38ºC devem levar apenas 5 minutos.

Mão de obra especializada para instalação é indispensável

Escolher o profissional adequado para realizar a instalação da banheira é a melhor forma de garantir o funcionamento adequado da estrutura – o que  também evita vazamentos, choques e outros problemas que podem comprometer a segurança de sua família.

Imagem de MikesPhotos por Pixabay