Band faz o primeiro debate presidencial

A corrida eleitoral desse ano começou pra valer nesta quinta-feira, dia 9 de agosto, às dez da noite, quando a Band realizou o primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República.  

O debate da Band foi mediado pelo jornalista Ricardo Boechat. Nesta segunda-feira, um sorteio com a participação dos representantes dos partidos definiu a posição de cada candidato no cenário. Da esquerda para a direita estarão: Álvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Jair Bolsonaro(PSL), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Ciro Gomes (PDT).  Nesta sequência também os candidatos responderam a uma pergunta única feita pelos leitores do Jornal Metro no primeiro bloco. Em seguida, candidato perguntou para candidato. A ordem também foi definida em sorteio. Quem  escolheu primeiro é Boulos e quem  fez a última pergunta é Meirelles. Cada candidato pode  perguntar até três vezes.

No segundo bloco jornalistas do Grupo Bandeirantes fizeram perguntas para todos os candidatos e escolherão quem vai replicar. Quem foi questionado teve direito à tréplica. No terceiro bloco novamente candidato perguntou para candidato . O sorteio definiu que quem iniciará os questionamentos foi Álvaro Dias e quem perguntou por último foi Ciro Gomes. Neste bloco cada candidato  perguntou até duas vezes.

No quarto bloco, jornalistas do Grupo Bandeirantes voltaram a perguntar para candidato e escolheu quem fez a réplica.

No último bloco as considerações finais foram  feitas em um minuto e meio, começando com Ciro Gomes e fechando com Henrique Meirelles.

Em caso de ofensa pessoal ou moral o presidenciável poderia pedir direito de resposta, que seria analisado por um comitê formado por advogado e jornalistas. Caso ele seja concedido, será feito em um minuto e sempre que possível no mesmo bloco em que a ofensa ocorreu.

Entre perguntas diretas, réplicas e tréplicas os candidatos se confrontarão 64 vezes nesta quinta-feira.

Mantendo a tradição da Band, este foi o primeiro debate entres os candidatos à Presidência da República, que costuma dar o tom de toda a campanha eleitoral: “Eu tenho certeza que neste dia 9 começou uma nova fase da campanha eleitoral. Pela primeira vez o Brasil teve lado a lado os seus candidatos com espaço e tempo suficiente que mostraram as suas ideias principais e seus estilos, dando ao eleitor condições de começar a fazer as comparações. É por isso que eu digo que esse debate da Band não se esgota em si mesmo, ele  reproduziu ao longo da campanha”, afirma Fernando Mitre, diretor nacional de jornalismo da Band.

Em caso de segundo turno os candidatos à presidência se encontram na Band no dia 11 de outubro. Já os debates entre os candidatos aos governos estaduais serão no dia 16 de agosto e 18 de outubro, em caso de segundo turno.

Os debates promovidos pela Band nas eleições se transformaram numa tradição de mais de 30 anos. O primeiro encontro entre então possíveis presidenciáveis aconteceu em 1988, no início da abertura política no país.

Fotos: Kelly Fuzaro/Band

Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons