Aventura para todos: cinco diferentes trilhas em Campos do Jordão (SP)

Longe de ser o destino ideal apenas para o inverno, Campos do Jordão atrai cada vez mais turistas em outras estações. Com clima ameno e proximidade com a natureza, a variedade de trilhas pela Serra da Mantiqueira é um dos fatores que encanta visitantes. Entre belas paisagens e cachoeiras, há alternativas para iniciantes e mais experientes, incluindo caminhos para percorrer a pé, a cavalo ou pedalando.

Listamos cinco dessas trilhas para você escolher por onde começar a aventura. Confira abaixo!

1 – Trilha da Cachoeira da Galharada

Para quem está começando, a Trilha da Cachoeira da Galharada, no Horto Florestal de Campos do Jordão, é ideal. O passeio a pé pelos 4,7 km de distância é simples mesmo para aqueles que não têm um ótimo condicionamento físico.  Durante o trajeto é possível observar a Estação de Truticultura e Salmonicultura do Instituto de Pescas. A caminhada é perfeita para relaxar e contemplar as araucárias e o verde da mata nativa, além de aproveitar, ao final, a cachoeira que dá nome à trilha.

2 – Trilha do Zig Zag

Outra boa escolha é a Trilha do Zig Zag, uma das mais famosas de Campos do Jordão. Ela pode ser realizada caminhando, mas é perfeita para quem pedala em montanhas. De dificuldade média, seu trajeto tem início com mais de 15 Km de descida e muitos obstáculos naturais. A Zig Zag segue vários quilômetros em estrada de terra, um verdadeiro convite para acelerar as pedaladas, finalizando o percurso no Vale do Lageado.

3 – Trilha da Casa Redonda

Conhecida como Alto do Capivari, também aparece entre as indicadas para os iniciantes. São 16 km de ida e volta, partindo da Vila Capivari e atingindo mais de 1.700m de altitude, oferecendo uma vista panorâmica de toda a região e com trechos de rara beleza. Vale o esforço inicial da subida.

4 – Trilha do Rola Tronco

Para os mais radicais, a Trilha do Rola Tronco está entre as favoritas. São 23 km entre ida e volta, partindo da Fonte dos Milagres, na Vila Capivari. O percurso desce pela floresta e conta com muitos troncos soltos e raízes lisas, trazendo grau médio de dificuldades e a necessidade do acompanhamento de um guia qualificado, mesmo que você já tenha experimentado esse tipo de aventura.

5 – Trilha das Três Matas

Outra que exige algum grau técnico é a Trilha das Três Matas. Seu percurso, com cerca de 8 km, é ideal para ser percorrido de bicicleta. O início da trilha, fácil de localizar, é pela estrada que dá acesso ao Morro do Elefante. Ao longo do trajeto aparecem outras trilhas, mas todas se encontrarão novamente com a principal. O ponto alto do passeio é, literalmente, o visual das pedras a 1750 m de altitude, perfeito para parar e contemplar o visual imperdível antes de seguir até o final do percurso, bem próximo da Fonte da Minalba.

Para hóspedes e não hóspedes: trilhas de Campos do Jordão integram programas de lazer de hotéis

Hotéis como o Toriba e o Vila Inglesa também oferecem um cardápio de passeios e trilhas, mesmo para quem não está hospedado nas propriedades. O programa AvenToriba, por exemplo, tem percursos aos sábados por diferentes trilhas na Serra da Mantiqueira.  No Hotel Vila Inglesa pode-se fazer passeios pelas trilhas a pé ou a cavalo, opção disponível também no Parque Tarundu, palco de muitas outras atividades radicais outdoor.

Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons