Automação residencial e comercial são as mais novas soluções para economizar com gastos de energia

O futuro encontra-se bem diante de nossos olhos, basta pisca-los que logo uma nova tecnologia se faz presente no cotidiano. A automação residencial é a mais uma inovação do mundo hightech, ela vem com o propósito de tornar a vida mais prática e confortável. Gerson Casarim, perito de automação da Lintec, explica sobre iluminação, uma das principais dúvidas de quem quer modernizar sua casa.

Domótica

Um receio muito comum que as pessoas têm com projetos de domótica – junção de Domus, “casa” em latim, com “robótica” – é sobre o aumento no consumo de energia, porém Casarim afirma: “já está no nome ‘iluminação inteligente’, não se trata apenas de acender ou apagar as luzes, é um conjunto que inclui dimmers de intensidade e os controles de abertura das cortinas e persianas”.

Estes comandos estão aliados a um sistema de sensores inteligentes que medem a claridade do ambiente e a programação de cenas – situações – deixando pré-definidas as condições do cômodo na hora de executar determinada atividade, como dormir, ou assistir a um filme.

Os dimmers, citados pelo técnico, são dispositivos que reduzem a tensão média da rede elétrica, em outras palavras, eles regulam a luminosidade das lampadas. Além dos benefícios financeiros, controlar os níveis de claridade em um espaço é importante para a saúde emocional de quem convive nele. Num ambiente de trabalho, por exemplo, a luz certa pode melhorar na concentração, criatividade e aumentar a produtividade. Outro bom motivo para dimerizar sua casa ou escritório está no melhor desempenho das funções, afinal, a luz usada para se ler, não pode ser a mesma usada para dormir.

“Cada lugar possui uma utilidade que o representa, o nível de iluminação é essencial para compor o clima que se deseja transmitir. Por exemplo, imagine você, depois de um dia agitado no trabalho, poder chegar em casa e tomar um banho com uma luz mais amena, ou na hora de cozinhar poder deixar a claridade perto do fogão mais alta para preparar o jantar”, exemplifica Casarim, “A automação permite isso: ter todo o controle da sua casa em suas mãos, para usufruir dela da maneira que achar melhor”, finaliza o especialista.

LINTEC

Facebook: Lintec Integrated Solutions

Telefone: (11) 4227-1666

Instagram: @lintec_scs

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay