Aumenta em 350% número de investidores em corretora de valores

Com números cada vez mais expressivos, o interesse no mercado financeiro vem aumentando no Brasil. Em 2019, o Ibovespa, apesar das constantes oscilações, bateu sucessivos recordes. O número de investidores seguiu a tendência de crescimento, chegando próximo dos 1,5 milhão. Entre os fatores que levam a esse crescimento estão os cortes na taxa de juros, aumentando a busca por uma maior diversificação de investimentos, o aumento da difusão de informações sobre finanças na internet além das medidas tomadas para aumentar os agentes financeiros do mercado, como pode ser visto no aumento no número de bancos digitais.

O crescimento de carteiras de investimento em corretoras também é notável, com muitas delas aguardando um faturamento ainda maior para 2020. Segundo levantamento da corretora Nova Futura Investimentos, somente entre 2018 e 2019 a base de clientes da corretora aumentou 350%. De acordo com Vinicius Fuzikawa, Especialista em Investimentos da Nova Futura, a expectativa é que a base de cientes continue crescendo. “São muitos fatores que tem levado o brasileiro a ter mais interesse em investimentos. A partir do nosso levantamento conseguimos imaginar um crescimento ainda maior para 2020, com a expectativa da Selic cair para patamares ainda mais baixos”, explica.

André Alírio, Economista e Operador de Renda Fixa da Nova Futura Investimentos, explica que as fintechs, empresas de tecnologia com foco no mercado financeiro, ajudaram a popularizar os investimentos e contribuíram para todo o setor. “O primeiro movimento foi o surgimento das fintechs, que acabaram tendo uma comunicação mais assertiva na atração de investidores, o que contribuiu para ampliar a quantidade de investidores nas corretoras”, afirma. Alírio acredita que o próprio mercado também deu motivos para o crescimento de pessoas interessadas na Bolsa de Valores. “Na medida que você tem juros em queda e Bolsa para cima, a combinação tem feito com que os investimentos financeiros caminhem na direção positiva, o que atrai muito o investidor”, finaliza.

Nova Futura Investimentos

Sócia-fundadora da BM&BOVESPA, a Nova Futura Investimentos, foi fundada em 1983, atua nos mercados de commodities, renda fixa, renda variável e seguros. Com presença nacional, a instituição financeira conta com 21 escritórios espalhados por diversas cidades do país. Ao longo de mais de três décadas de existência, se consolidou como uma das maiores e mais independentes casas de investimentos do Brasil.

Com tradição no mercado institucional, vem se tornando referência no varejo, oferecendo a mesma qualidade já ofertada ao mundo empresarial agora também para pessoas físicas. Em 2017, confirmando a tradição de excelência, a corretora recebeu o selo Nonresident Investor Broker, que reconhece a estrutura organizacional e tecnológica especializada na prospecção de clientes, prestação de serviços de atendimento consultivo assim como execução de ordens e distribuição de produtos da BM&FBovespa para investidores não residentes.