Associação Comercial e Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai assinam acordo

A Associação Comercial de São Paulo realizou na manhã de quarta-feira, 11/12, o ‘Seminário e Degustação Gastronômica: Fazendo Negócios e Turismo no Paraguai’. O evento foi realizado para celebrar o acordo realizado entre a ACSP e a Secretaria Nacional de Turismo, que incentiva melhorias e mais investimentos no turismo do Paraguai.

Para assinar o acordo, estiveram presentes Sofia Montiel, Ministra do Turismo do Paraguai, e Juan Angel Delgadillo, Embaixador do Paraguai no Brasil, Miguel Calderaro Giacomini, Secretário Municipal de Turismo de São Paulo e Francisco Denes Pereira, Assessor Internacional para América Latina da Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo.

Durante o evento, a Ministra do Turismo explicou que o objetivo do Paraguai é desenvolver o turismo na região leste do país.

O plano de investimentos busca criar uma infraestrutura básica que permite melhorar o desenvolvimento do turismo fluvial na parte superior do rio Paraná e a jusante da Barragem de Itaipu, visitando os principais recursos naturais e culturais que existem na margem lateral”, explicou Sofia Montiel.

‘Seminário e Degustação Gastronômica: Fazendo Negócios e Turismo no Paraguai’

Juan Angel Deldadillo, Embaixador do Paraguai no Brasil, falou da importância dos brasileiros para o país e da bem sucedida parceria que o Paraguai tem realizado nos últimos anos. Segundo ele, os brasileiros são o segundo maior grupo de turistas por nacionalidade, representando 15,4% de todos os visitantes estrangeiros que estiveram no país no ano passado. O Embaixador também ressaltou que o comércio bilateral entre as duas nações apresentou um aumento significativo nos últimos três anos, com avenda de produtos brasileiros ao Paraguai, totalizando aproximadamente US$ 3 bilhões no ano passado e importações brasileiras de produtos provenientes do Paraguai, que atualmente representa pouco mais de US$ 1 bilhão.

Paraguai

“O Paraguai é um país com baixo custo de impostos, com um sistema tributário simples. É uma excelente oportunidade para o Brasil e Paraguai de estreitarem mais os laços, importando ou exportando. É uma forma de os dois países trabalharem juntos e gerarem mais empregos”, finaliza Juan Angel Deldadillo.

Associação Comercial de São Paulo

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 124 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.