As montanhas mais altas do mundo, sabe quais são?

As mudanças do mundo também se refletem nos relevos do nosso planeta. A erosão e a própria influência humana nas montanhas faz com que as medições das mesmas sofram alterações.
Os alpinistas, estudiosos e interessados na matéria gostam de saber, ao pormenor, quais as mais altas entre as montanhas do planeta Terra. De facto, muito se discute sobre quais são, afinal, as montanhas mais altas do planeta e até que ponto estas estão a aumentar ou a reduzir a sua altitude. As medições efetuadas ao longo dos últimos anos dão-nos essa resposta.
Sabe quais são as montanhas mais altas da Terra? Então, está na hora de descobrir.

1. Monte Everest


A montanha mais alta do mundo é o emblemático Monte Everest. Esta montanha nepalesa toma vários nomes, sendo conhecida como Sagarmatha (no Nepal) e como Chomolungma (no Tibete).
Os alpinistas têm este como o seu destino de sonho, sendo o Monte Everest o seu maior desafio. Esta montanha pode ser abordada através do Nepal ou da China e é altamente perigosa, sendo o local de perecimento de vários aventureiros.


2. Monte Godwin-Austen


A segunda montanha mais alta do planeta é o Monte Godwin-Austen, também conhecido como K2.
Com 8611 metros de altitude, este está localizado a norte do norte do Paquistão, na sua fronteira com a China.
Esta é uma montanha de difícil escalada e onde já perderam a vida vários alpinistas.


3. Kanchenjunga


Esta montanha, com 8599 metros é a terceira mais alta do mundo e a mais alta da China, tendo-se acreditado, durante vários anos, que esta seria a mais alta das montanhas mundiais.
O seu nome tem um significado poético, traduzindo-se como “os tesouros da grande neve”. Não se sabe, no entanto, qual a origem deste nome. Acredita-se que este possa ser uma referência aos cincos picos provenientes e visíveis no seus glaciares.


4. Lhotse


O quarto lugar neste ranking de altitudes pertence a Lhotse, uma montanha que tem, na verdade, uma direta relação com o Monte Everest. 
Tal como nas restantes elevações geográficas mais altas do mundo, também aqui marcaram encontro com a morte vários alpinistas. Aqui, no entanto, o número de perecimentos é bastante menor do que os contados nos montes acima referidos.
Este é o caminho escolhido pelos alpinistas que optam escalar o Everest pela sua coluna sul.


5. Makalu


Não muito longe do Monte Everest encontra-se a quinta montanha mais alta do nosso planeta: o Makalu. 
Esta montanha conta com 8462 metros acima do nível do mar e lembra, pelo seu formato, uma pirâmide. Pela sua própria compleição, esta é uma das montanhas mais íngremes e difíceis de escalar em todo o mundo, o que a torna um verdadeiro desafio para os alpinistas.
Na parte superior, uma subida até à cúpula em rocha e gelo, é o que separa o alpinista do topo. A montanha tem dois picos, chamados Kangchungtse e Chomo Lonzo, com altitudes igualmente destacáveis (respetivamente 7678 e 7200 metros de altitude) e que, por isso, merecem menção.