Aplicativo desenvolvido pelo ICI é lançado durante Smart City 2019

Além da ferramenta, evento contou com palestras, workshops e uma mesa interativa com soluções de Curitiba

O maior evento de cidades inteligentes apresentou, durante dois dias, tendências da área de tecnologia, e contou com representantes de cidades de todo o país e de 25 cidades do exterior. Realizado pela segunda vez em Curitiba, o Smart City Expo 2019 contou com palestras de startups locais, exposições de soluções para cidades inteligentes e congresso com especialistas nacionais e internacionais.

Para essa edição, o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) desenvolveu uma mesa interativa que mostrava algumas das soluções tecnológicas criadas pelo Instituto e utilizadas pela Prefeitura de Curitiba. “Algumas foram desenvolvidas especialmente para a cidade, visando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, contou o presidente do ICI, Fabrício Zanini.

Durante o evento, o coordenador de projetos do ICI, Dyonata  Laitener Ramos, falou sobre nove eixos que englobam as cidades inteligentes, e quais deles são explorados pelo Instituto. “Uma cidade inteligente deve se estruturar com base em um planejamento e uma análise de seu desenvolvimento”, comentou.

Novos aplicativos

Um dos momentos mais aguardados do evento foi o lançamento do Curitiba APP, aplicativo desenvolvido pelo ICI em parceria com a Agência Curitiba e com a Secretaria Municipal da Comunicação Social. O prefeito Rafael Greca esteve presente para o anúncio oficial e agradeceu a parceria que a prefeitura vem mantendo com o ICI. A ferramenta consolida todos os aplicativos da prefeitura da cidade, como o Nota Curitibana, Curitiba 156 e o Saúde Já, que teve atualização para a versão 4.0.

Com o Curitiba APP, os usuários podem acessar os mais de 600 serviços do município, como os relacionados à cultura, habitação, assistência social, entre outros.

O assessor de Mercado do ICI, Amilto Francisquevis, explica que a ferramenta é equipada também com uma área destinada a notícias. “É uma forma de manter o cidadão por dentro dos assuntos relacionados à prefeitura e dos eventos promovidos pela administração da cidade”, conta o assessor. Simples e de fácil acesso, o aplicativo permite ao usuário navegar por meio de um mecanismo de busca. “O desenvolvimento do aplicativo vai ao encontro dos conceitos existentes no Vale do Pinhão e é baseado nas necessidades da população por serviços eficientes”, acrescentou Francisquevis.

Com maior interação entre cidadão e prefeitura, o aplicativo eleva os envolvidos a um novo nível de conectividade e de aproximação, com a centralização dos principais serviços públicos em um único local. Disponível em iOS e Android, o aplicativo ainda conta com a opção de ativar notificações sobre assuntos de maior interesse.“Por ser ‘leve’, não precisa de rede Wi-Fi para funcionar, o que permite acesso de grande parte da população.

Outra novidade apresentada foi o aplicativo Nota Curitibana, que incentiva o contribuinte a pedir Nota Fiscal no setor de serviços, também desenvolvido pelo ICI e, disponível, por enquanto, na versão Android. Mário Nakatani, coordenador de projetos da Secretaria de Finanças, contou que com o aplicativo o cidadão pode contar com uma série de funcionalidades: atualização de dados cadastrais, indicação de entidades que ganharão prêmios, consulta de créditos para abatimento no IPTU etc. Com o aplicativo, a expectativa é aumentar o número de participantes do programa, bem como o número de notas emitidas. Nakatani também agradeceu o apoio do ICI no desenvolvimento do aplicativo.

Sorteio

Também durante o Smart City 2019 foi realizado o 13.º sorteio do Nota Curitibana. O prêmio, no valor de R$ 150 mil, foi especial em comemoração ao aniversário da cidade. O nome do vencedor será divulgado após análise feita pela auditoria. Além disso, a entidade social indicada pelo ganhador receberá R$ 25 mil.

 

Sobre o ICI

O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.

Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e presidente do ICI, Fabrício Zanini, participaram do lançamento do Curitiba APP
Créditos: divulgação