Antônio Januzelli (Janô) e Andrea Kaiser ministram workshops gratuitos para atores, em São José

Eventos acontecem em setembro e integram o projeto “Lélia Abramo, uma atriz” selecionado pela FCCR, no Fundo Municipal de Cultura

A Cia Teatro da Cidade promove, em setembro, em São José dos Campos, três atividades que integram um programa formativo voltado para estudantes e profissionais do teatro.

As atividades integram o projeto “Lélia Abramo, Uma Atriz”, 1349/FMC/2019, do Fundo Municipal de Cultura, da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) e Prefeitura de São José dos Campos.

A primeira é o workshop “O canto para a voz do ator”, que acontece no dia 15 (domingo), das 14h às 17h, e será ministrado pela musicista Andrea Kaiser, que será aberto ao público interessado, atores e músicos.

Em seguida, no próximo domingo (dia 22), das 9h30 às 17h, acontece o Laboratório Dramático do Indivíduo Ator, com um dos principais nomes da formação de teatro em São Paulo, Antônio Januzelli (Janô). A atividade é voltada para atores e atrizes com experiência. Para se inscrever é preciso enviar um breve currículo e carta de interesse para o email oficinas.ciateatrodacidade@gmail.com, até o dia 13 (sexta‐feira).

Interessados nas oficinas precisam se inscrever o quanto antes, porque as vagas são limitadas. Para encerrar, ainda no dia 22 acontece, às 18h30, uma demonstração do processo de criação do espetáculo “Lélia Abramo, uma atriz”, com a atriz Andréia Barros e o diretor Antônio Januzelli (Janô) que, ao final, farão uma roda de conversa com o público presente. Esta atividade será aberta ao público.

Os workshops são gratuitos e de alta qualidade técnica. Com certeza, darão grande contribuição ao aprimoramento artístico dos atores e atrizes que participarem. É uma grande oportunidade que os profissionais da área não podem perder”, disse o diretor e fundador da Cia. Teatro da Cidade e do CAC Walmor Chagas, Claudio Mendel.

O projeto

O projeto “Lélia Abramo, Uma Atriz”, é um espetáculo teatral produzido pela Cia Teatro da Cidade, que vai contar um pouco da vida e carreira da atriz, tendo como ponto de partida um encontro que ocorreu em 1990, em São Paulo, entre Andréia Barros e Lélia Abramo (1911‐2004).

A direção é de Antonio Januzelli (Janô), com dramaturgia e atuação de Andréia Barros, consultoria dramatúrgica de Adélia Nicolete e orientação vocal da musicista Andrea Kaiser.

Além de sua trajetória marcante no teatro e na televisão, Lélia também ficou conhecida por sua forte participação na política e na cultura. Por conta disso, o espetáculo vai abordar o período da Segunda Guerra Mundial, quando Lélia viveu em Roma, sua militância política na época da Ditadura de Vargas e alguns de seus personagens famosos, como Romana, de “Eles Não Usam Black‐Tie”, de Gianfrancesco Guarnieri.

O projeto prevê seis apresentações gratuitas, que devem ocorrer em novembro e acontecerão em diversos pontos da cidade. Datas e locais serão divulgados posteriormente.

TOME NOTA:

Workshop: O canto para a voz do ator, com Andréia Kaiser Dia: 15 de setembro (domingo)

Hora: das 14h às 17h

Local: CAC Walmor Chagas (Rua Netuno, 41 – Jardim da Granja ‐ SJCampos/SP)

Público: aberto ao público interessado, atores e músicos

Informações e inscrições: (12) 99741‐1801

Laboratório Dramático do Indivíduo Ator, com Antônio Januzelli (Janô) Dia: 22 de setembro (domingo)

Hora: das 9h30 às 17h

Local: CAC Walmor Chagas (Rua Netuno, 41 – Jardim da Granja ‐ SJCampos/SP)

Público: atores e atrizes com experiência

Informações: (12) 99741‐1801

Inscrições: para se inscrever, enviar breve currículo e carta de interesse para o e‐ mail: oficinas.ciateatrodacidade@gmail.com

Demonstração do processo de criação do espetáculo “Lélia Abramo, uma atriz” com a atriz Andréia Barros e o Diretor Antônio Januzelli (Janô)

CAC Walmor Chagas

Dia: 22 de setembro

Hora: às 18h30

Local: CAC Walmor Chagas (Rua Netuno, 41 – Jardim da Granja ‐ SJCampos/SP)

Público: aberto ao público


Breves biografias

Andrea ‐ Andrea Kaiser é mestre em Música pela Universidade de São Paulo e diplomada em Ópera Performance na “Hochschule für Musik und Darstellende Kunst” de Viena. É professora de Canto da Escola Municipal de Música de SP desde 1994. Também lecionou por 17 anos na Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP) e no Instituto de Artes da UNESP, entre 1995 e 1997.

Janô ‐ Antônio Januzelli é diretor, ator, professor e pesquisador das práticas do ator. Professor do departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes (ECA‐USP) desde 1977 e professor da Escola de Arte Dramática (EAD) entre 1977 e 2002, participou da formação de grande parte de profissionais das artes cênicas em São Paulo. É ainda autor do livro “A Aprendizagem do Ator”, publicado pela editora Ática. Também integra o núcleo criador da Cia Simples de Teatro, onde assina a direção de Se Eu Fosse Eu. Ele dirigiu os monólogos A Hora e Vez e O Porco – este último, indicado ao prêmio Shell de Melhor Ator em 2005. Foi membro do conselho editorial da Revista da ECA, membro do conselho editorial da revista do LUME‐Unicamp e representante do Departamento de Artes Cênicas na AIEST (Asociación Ibero Americana de Escuelas Superiores de Teatro). É bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCAMP) e formado em Artes Cênicas pela ECA‐USP e pela Escola de Arte Dramática – EAD/ECA/USP, com mestrado e doutorado pela ECA‐USP.

Andréia ‐ Andréia Barros é atriz, diretora, jornalista e mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É uma das fundadoras de Cia Teatro da Cidade (1990) e do Centro de Artes Cênicas (CAC) Walmor Chagas (2000), em São José dos Campos. No Teatro da Cidade é uma das responsáveis pela criação e execução de projetos como Universo Caipira, que resultou, em 2010, na montagem de “Um Dia Ouvi a Lua”, de Luís Alberto de Abreu, com direção de Eduardo Moreira, “Almas Abaixo de Zero” (2012), com dramaturgia de Samir Yazbek, e “Sonhos Roubados – Um Melodrama Dell´Arte” (2016), texto inédito de Calixto de Inhamuns, com direção de Neyde Veneziano. No CAC Walmor Chagas, desenvolve atividades de formação para atores e interessados na área teatral, como cursos, palestras, mostras e festivais, além de intercâmbios com grupos e artistas do Brasil e exterior.

Andrea Kaiser
Janô
Andreia Barros