Alvenaria x drywall: qual técnica é mais adequada para cada situação

Na hora de construir ou reformar, é comum ter algumas dúvidas. Uma delas pode estar relacionada com o tipo de estrutura. A alvenaria ainda é o modo mais popular de construir, porém, o drywall tem ganhado espaço nos últimos anos.

 

Antes de fazer alguma mudança na residência, é importante entender esses aspectos. Saiba quais são as diferenças entre essas duas técnicas e conheça as vantagens de cada uma para cada situação!

 

Alvenaria

A alvenaria utiliza blocos de concreto com argamassa ou tijolos para compor toda a estrutura. Esses materiais demandam mais tempo e geram mais resíduos. Além disso, por demandar mais tempo, a mão-de-obra costuma ser mais cara.

 

Porém, essa técnica tem como vantagem criar estruturas mais rígidas e resistentes. Ela é perfeita para construir a base da casa, como as paredes que formam a estrutura do imóvel. Outros aspectos importantes são que a alvenaria garante bom isolamento térmico e acústico.

 

No caso do custo total da obra, isso pode ser controverso. Embora exija mais dias para a construção, a alvenaria é uma técnica dominada por muitos profissionais, o que faz com que o trabalho diário não seja tão caro. Além disso, é possível obter materiais mais em conta se o consumidor pesquisar bastante.

Drywall

O método drywall utiliza placas de gesso e uma estrutura metálica para fazer a sustentação. Por não usar argamassa, essa técnica é considerada mais limpa e prática e ideal para cômodos menores.

 

As paredes de drywall possuem espessura menor do que as de alvenaria, por isso servem para dividir espaços. Esse tipo de divisória costuma ser usada, por exemplo, em salas de estar e escritório, pois permitem criar ambientes, sem ocupar muito espaço. A espessura menor pode possibilitar um aumento de até 5% da área útil total.

 

Outro aspecto importante do drywall é que, por gerar menos resíduos, ele é mais sustentável do que a alvenaria. Portanto, que preza por atitudes mais ecológicas trará ainda mais benefícios ao imóvel com essa técnica.

 

O principal desafio para usar drywall está em encontrar mão de obra especializada. De acordo com a arquiteta Helena Rodrigues, Diretora de Engenharia da Gyp Group – antiga Brasgips, da qual faz parte a GypCenter, todas as vantagens da técnica podem ser obtidas se o projeto for bem desenvolvido. “É importante fazer especificação correta do modelo a ser adotado, ter um profissional treinado para montagem correta, ter um projeto arquitetônico pronto”, afirma a especialista.

shutterstock
Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons