ALUNOS DA UNIFESP SJC VENCEM COMPETIÇÃO DE MARATONA DE DATA SCIENCE REALIZADA PELO ITA

A Equipe Los Bertones da UNIFESP/ITA, formada pelos alunos Bruno Klaus de Aquino Afonso (PPG-CC), Samuel Bruno da Silva Sousa (PPG-CC), Willian Dihanster Gomes de Oliveira (BCC) e Luckeciano Melo (ITA) conquistou o 1º lugar na competição: DATA SCIENCE CHALLANGE durante a 1ª edição do evento EEF ITA – ENGINEERING EDUCATION FOR THE FUTURE

2019, que ocorreu no ITA – Instituto Técnológico de Aeronáutica nos dias 24 e 25 de maio último. A competição reuniu cerca de 50 equipes compostas por aproximadamente 90 participantes.

A competição, direcionada para os alunos de graduação e pós-graduação do ITA e da UNIFESP, teve como objetivo a construção de um modelo capaz de prever preços de imóveis com base em suas principais características.

Os dados analisados continham milhões de anúncios de imóveis no Brasil, coletados de janeiro de 2015 a fevereiro de 2019 em um total de 2.300.079 imóveis distintos, e, portanto, anúncios de um mesmo imóvel foram atualizados ou mantidos por diferentes meses. Foram 8.557.058 de anúncios na base de treinamento e 3.666.524 na base de teste através da exploração do conhecimento em Ciência de Dados e Aprendizado de Máquina.

Os vencedores ficaram em 1º lugar tanto na avaliação de algoritmo gerado pela plataforma on line Kaggle, como na apresentação do trabalho para banca de avaliação.

O nome “Los Bertones” foi uma homenagem à Profª. Dra. da Unifesp Lilian Berton, orientadora dos alunos da Unifesp na equipe.

A Premiação foi anunciada pelo coordenador do evento, Prof. Dr. do ITA, Filipe Verri com a presença dos alunos da Unifesp Bruno Klaus e Willian Dihanster. O Diretor do Campus da Unifesp SJC, Prof. Dr. Horacio Hideki Yanasse, também prestigiou o evento.

Da esquerda para a direita: Prof. Dr. Felipi Verri do ITA e alunos da UNIFESP: William Dihanster e Bruno Klaus-Foto:Divulgação