Alunos de engenharia criam carro elétrico com componentes de alumínio

Equipe, patrocinada pela Hydro, é formada por 60 graduandos de engenharia da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Cerca de 60 alunos de graduação da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), em Minas Gerais, se uniram para fazer um carro elétrico. A empreitada levou um ano para ser concluída. O resultado será apresentado em primeira mão na Fórmula SAE, entre os dias 27/11 e 01/12, em São Paulo. A competição estudantil é organizada pela Society of Automotive Engineers com o objetivo de propiciar aos estudantes de engenharia a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo um projeto completo e construindo um carro tipo Fórmula 1.

Cheetah E-Racing

A equipe Cheetah E-Racing, formada pelos alunos, desenvolveu o protótipo de um carro elétrico em local cedido pela universidade e usou alumínio em diversas aplicações por ser um material mais leve e resistente à corrosão.

“A parceria com a Hydro vai garantir que os componentes estruturais do carro sejam otimizados. As ligas de alumínio serão usadas em peças de extrema importância, como cubo, caixa de direção e mancais de transmissão. Tudo isso possibilitará uma redução do peso do nosso carro e como consequência, o aumento da sua eficiência”, comenta Douglas Shinkawa, membro da equipe Cheetah E-Racing.

Durante os três dias da Fórmula SAE, os carros passam por provas estáticas e dinâmicas e por avaliações das performances de cada projeto na pista. Além disso, as equipes fazem apresentações do projeto e seu modelo de negócio. Este ano, o evento chega à sua 16ª edição e reúne engenheiros de todo o Brasil para uma competição com visibilidade internacional.

Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

                  Protótipo de carro elétrico criado pela equipe Cheetah E-Racing                                               Membros da Equipe Cheetah E-Racing                                                                               

Hydro

Sobre a Hydro

A Hydro é uma empresa global de alumínio com produção, vendas e atividades comerciais em toda a cadeia produtiva, da lavra de bauxita, refino de alumina, geração de energia até a produção de alumínio primário, produtos laminados, extrudados e reciclagem.

A empresa conta com 36.200 empregados envolvidos em atividades em 40 países. A companhia tem mais de um século de experiência na produção de energias renováveis, desenvolvimento de tecnologia e parcerias acadêmicas, sempre reforçando seu comprometimento com os clientes e com as comunidades com as quais se relaciona.

No Brasil, a Hydro possui a cadeia do alumínio totalmente verticalizada e seus ativos são totalmente integrados, agregando valor desde a mineração de bauxita até a elaboração de produtos acabados de alumínio. No Pará, a companhia conta com operações que incluem a mina de bauxita da Mineração Paragominas; a maior refinaria de alumina do mundo, a Alunorte, localizada em Barcarena; participação com 51% das ações na Albras, fábrica de alumínio também localizada em Barcarena; e unidades de extrudados e tubos de precisão instalada em Itu, São Paulo e Santa Catarina. A Hydro ainda conta com participação acionária de 5% na Mineração Rio do Norte, uma das maiores minas de bauxita do mundo, localizada no Pará.

Hydro no setor automotivo

O setor automotivo é estratégico para a Hydro e faz parte da maior operação de soluções de extrudados do mundo com 100 unidades de produção em mais de 40 países. No Brasil, a empresa possui unidades em São Paulo (Itu e Santo André) e Santa Catarina (Tubarão). Em 2018, a capacidade nominal de produção foi de 90 mil toneladas/ano de extrudados, além de 4,8 mil toneladas/ano de anodizados e, aproximadamente, 2,7 mil toneladas/mês em refusão para produção de tarugos de alumínio. Mais de 900 pessoas são empregadas pela Hydro neste segmento de negócio no país. Para mais informações sobre a Hydro, acesse: https://www.hydro.com/pt-BR/

> Saiba mais sobre as vantagens do alumínio no site: http://abal.org.br/aluminio/vantagens-do-aluminio/

Fórmula SAE 

Data: 27/11 a 01/12
Local: ECPA(Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo)
Mais informações: http://portal.saebrasil.org.br/programas-estudantis/formula-sae-brasil