Aluno de 9 anos confecciona maquete do MIC

Considerada uma das principais atrações turísticas de São José, o MIC (Museu Interativo de Ciências), na Vila Industrial, região leste da cidade, foi o tema escolhido para um trabalho pedagógico desenvolvido pelo aluno Murilo Bertolotti, do 3º ano da Emef Palmyra Sant’Anna.

“A professora pediu para fazer uma maquete de um lugar perto da escola. Como visitei o museu no ano passado e gostei muito, pedi ajuda aos meus pais para elaborar esse trabalho”, contou o estudante.

Os detalhes da maquete impressionam. Cada parte do MIC foi cuidadosamente retratada. Com objetivo de criar mais realidade, o estudante buscou junto com o pai pedrinhas do próprio museu.

Após uma semana de muito trabalho, a maquete que contou com a colaboração de toda família ficou pronta. Luana Pires, mãe do estudante, classificou a atividade como um momento de interação.

“A atividade envolveu madrugadas a fora. A gente ficava esperando meu marido chegar do serviço e cada dia montava um pouquinho. Todos ficamos muito envolvidos. Mais do que um simples trabalho, considero a maquete como uma terapia familiar”, afirmou Luana.

Com os olhinhos brilhando e um sorriso largo, Murilo expressa aos quatro cantos a alegria em saber que um trabalho realizado com dedicação e amor agora integra as mais de 50 atrações disponíveis para os visitantes do Museu Interativo de Ciências.

E, quando questionado sobre a nota do trabalho, alguém tem dúvida? Claro que o resultado de tanto esforço e dedicação foi reconhecido com um belo 10!

Museu Interativo de Ciências

Com instalações modernas, o MIC segue o formato do Projeto Catavento, de São Paulo. No local, há atividades e exposições sobre ciência e cultura, órbita com força central, tamanho relativo dos planetas, sol, canhão de fumaça, bolha cilíndrica, bolhas esculturais, trem da inércia, super looping, força centrífuga, basquete giratório, harpa de tubos, máquina eletrostática de Wimshurst, bancadas de lupas e insetos. No total, são mais de 50 atrações disponíveis para os visitantes.

Endereço: Rua Felício Savastano, s/n – Vila Industrial
Telefone: 3922-0004
Horário de funcionamento:Terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30 (visita monitorada para grupos, somente com agendamento)
Sábado: aberto à população Os ingressos gratuitos são entregues a partir das 10h15 até o início da última sessão (12h50) ou até os ingressos se esgotarem (o que acontecer primeiro).
Ao todo são disponibilizados 41 ingressos por sessão, que dura 1h25, cada pessoa pode retirar no máximo quatro bilhetes por ordem de chegada. É necessário levar 1kg de alimento não perecível que será doado ao Fundo Social de Solidariedade.

Horários

Sessões aos sábados
1ª sessão: 10h30
2ª sessão: 11h05 
3ª sessão: 11h40 
4ª sessão: 12h15 
5ª sessão: 12h50

Cada parte do MIC foi cuidadosamente retratada na maquete do estudante – Foto: Charles de Moura/PMSJC