Agronegócio impulsiona avanço do PIB do 1º trimestre, aponta IBGE

Mais uma vez, o agronegócio foi determinante para impulsionar o crescimento econômico no Brasil. No primeiro trimestre do ano, o Produto Interno Bruto (PIB) teve alta de 0,4%, puxado pelo avanço de 1,4% no setor da agropecuária.

Esse crescimento ocorre após a agropecuária ter sido o principal fator de crescimento para o PIB em 2017, quando o Brasil deixou a recessão econômica. No período, o avanço registrado pelo setor foi de 13%, influenciado por uma safra recorde de grãos e acima de todos os outros setores da economia.

Justamente por não ter repetido a mesma safra do ano passado, a agropecuária registrou uma queda de 2,6% neste trimestre em relação ao primeiro trimestre do ano passado. “Aqui estamos comparando o primeiro trimestre, que tem safra de soja, com um trimestre que não tem esta safra. Precisamos considerar a sazonalidade”, considerou a responsável pela pesquisa do IBGE, Cláudia Dionísio.

Ainda assim o setor continuará tendo um papel expressivo para a economia e com boas expectativas para o ano, já que atualmente é responsável por 23,5% do PIB. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa para a safra de grãos está em 232,6 milhões de toneladas, abaixo do recorde anterior mas acima da média de produção nacional.

Agropecuária tem sido o principal destaque da economia brasileira nos últimos anos

Fonte: Governo do Brasil, com informações do IBGE,Conab e CNA

Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons