Acrefi e GPTW divulgam o ranking das “Melhores Empresas Para Trabalhar – Instituições Financeiras”

A ACREFI (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento) e a Great Place to Work (GPTW) divulgaram terça-feira (08/10) as 34 instituições financeiras premiadas como “Melhores Empresas Para Trabalhar – Instituições Financeiras Brasil 2019”. Trata-se do primeiro ranking que reconhece boas práticas do setor na gestão de pessoas, em uma iniciativa inédita idealizada e promovida em parceria entre ACREFI e GPTW .

Nessa primeira edição, as instituições foram divididas em quatro categorias (Bancos, Cooperativas de Crédito, Financeiras e Serviços Financeiros) e 90 empresas foram submetidas a rigorosos critérios de avaliação, conforme a metodologia do GPTW, que envolve questionários junto aos colaboradores e avaliação das práticas das empresas. Ao final da análise, 34 empresas foram premiadas (ver relação abaixo neste texto).

A premiação valoriza iniciativas que contribuem para um sistema financeiro saudável, ético, eficiente e que promova melhor experiência para toda a sociedade — condições essenciais para impulsionar o desenvolvimento econômico do País. Além disso, tem como objetivo incentivar um ambiente organizacional mais favorável ao colaborador.

ACREFI

Hilgo Gonçalves, presidente da ACREFI, destaca que iniciativas como essa ajudam a criar um círculo virtuoso envolvendo gestores, funcionários e clientes: “Pela minha experiência de vida, sei que o clima organizacional se torna favorável quando o colaborador é tratado com respeito e é valorizado. Por outro lado, o cliente, ao ser bem tratado pelo funcionário, passa a ser fiel à marca ou ao serviço, melhorando resultados e gerando mais lucro aos acionistas”.

GPTW

Para Victor Garcia, diretor da GPTW, empresa que é autoridade global em pesquisa de clima organizacional desde 1997, um caminho positivo para a construção de uma sociedade melhor é transformar cada organização em um “great place to work for all”. “Isso será positivo para as pessoas, para as empresas e para a sociedade”, afirma Garcia.

RANKING

Nesta primeira edição do ranking, as categorias Bancos, Cooperativas de Crédito e Serviços Financeiros tiveram 10 empresas cada na seleção final. Em Financeiras, 4  figuraram no ranking final. A partir do terceiro lugar, as empresas são classificadas em ordem alfabética.

Os 34 que entraram no ranking foram:

Bancos:

1.     Losango

2.     Banco DLL

3.     Itaú Unibanco

A-Z: Agibank

A-Z: Bradesco

A-Z: Banco Mercantil

A-Z: Banco RCI Brasil

A-Z: Banco Votorantim

A-Z: Citi

Cooperativas de Crédito:

1.     VIACREDI

2.     SICOOB Metropolitano

3.     SICOOB Outro Verde

A-Z: SICOOB Central – NE

A-Z: SICOOB Engecred – CE

A-Z: SICOOB Três Fronteiras

A-Z: Sicredi Ceará Centro Norte

A-Z: Sicredi Pernambucred

A-Z: Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP

A-Z: UNICRED

Financeiras:

1.     Santander Financiamentos

2.     Portocred

3.     Omni

A-Z: Sorocred

Serviços financeiros:

1.     Visa do Brasil

2.     Ticket

3.     Ford Credit

A-Z: ACQUIO

A-Z: Alelo

A-Z: Cielo

A-Z: Credi-Shop

A-Z: ELO

A-Z: Getnet

A-Z: Mastercard

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay