Ações educativas de São José viram exemplo para Suzano

O setor de Educação para o Trânsito, ligado à Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de São José dos Campos, recebeu nesta quinta-feira (5) a visita de representantes da Prefeitura de Suzano, que vieram conhecer as ações e projetos da atual Administração no setor.

No encontro, foram apresentados projetos como o Sinal de Gentileza, lançado em março deste ano para melhorar a relação ente os usuários das vias públicas, as ações em bares, blitzes da Lei Seca, ações nas escolas, entre outros.

“Falamos sobre as blitz educativas, nas faixas de pedestres e em bares, da integração dos agentes de trânsito com o setor de Educação para o Trânsito, da matriz curricular das escolas municipais, parcerias com a iniciativa privada e Lei Seca”, disse José Geraldo de Melo Júnior, diretor de Trânsito da Prefeitura de Suzano.

As ações chamaram a atenção de José Geraldo, que pretende levar para Suzano o conhecimento adquirido em São José. “O que mais chamou atenção foi a blitz em bares. Pretendemos trazer para Suzano esse projeto”, afirmou. “A estrutura da secretaria e da equipe de educação para o trânsito nos despertou uma visão o diferenciada sobre os projetos”, completou.

Educação para um trânsito mais seguro

A Prefeitura de São José dos Campos acredita na conscientização e educação para o trânsito já que, na maioria das vezes, os acidentes acontecem por alguma imprudência. Por esse motivo está investindo em campanhas educativas, como o programa Sinal de Gentileza.

Além dele, a Prefeitura lidera o programa São José Unida, que reúne as forças de segurança, polícias rodoviárias Federal e Estadual, Bombeiros, Samu e Grau, para diversas ações em parceria, como nas próprias blitz e da Lei Seca e nos bares da cidade.

Outra ação é o projeto Party, que reúne todos esses parceiros e alunos da rede pública para um dia de palestras sobre prevenção e consequências dos acidentes, além de uma visita na ala de acidentados no trânsito do Hospital Municipal.

Redução das mortes no trânsito

Essas ações têm contribuído para a redução de mortes no trânsito em São José. Dados divulgados pelo Infosiga, do Governo do Estado de São Paulo, em novembro, mostram que a cidade teve uma de redução de 50% na comparação entre os dez primeiros meses deste ano e o mesmo período de 2016.

Representantes da Prefeitura de Suzano estiveram em São José – Foto: PMSJC