Acessibilidade nas salas de aula de Recife

A rede municipal de ensino de Recife (PE) deu um novo passo rumo a democratização da educação com o recebimento de 150  teclados inclusivos TiX. O evento, que ocorre na Escola Municipal Karla Patrícia, nesta quinta-feira (05), reforça a proposta de mais cidadania e dignidade para os alunos com deficiência e a otimização da dinâmica de estudos e aprendizagem de forma igualitária.    

Teclados inclusivos TiX

O evento faz parte de um reforço às políticas públicas da cidade. As entregas iniciaram em fevereiro com o recebimento das primeiras unidades dos teclados TiX e de softwares como o Livox.  Além disso, a cidade contou com a entrega de sete novos micro-ônibus adaptados – com investimento de mais de R$1,6 milhão através do Programa Caminho na Escola (PAR) em convênio com o Governo Federal – que garantem o acesso e a permanência dos estudantes com deficiência, mobilidade reduzida ou Transtorno Global do Desenvolvimento às Unidades Educacionais da Rede Municipal, realizando o deslocamento no trajeto residência-escola e escola-residência.

A rede municipal de educação registrou um aumento de 46,5% no número de matrículas de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação nos últimos cinco anos. A quantidade passou de 2.600 alunos em 2012 para 3.900 matrículas em 2019, representando 4,3% do total da rede, formada por 90 mil estudantes. Segundo o prefeito de Recife, Geraldo Júlio de Mello Filho, a entrega de tecnologias assistivas propaga “a educação inclusiva da capital pernambucana, que já é uma referência, e aumenta ainda mais o seu potencial”. O TiX já é utilizado nas salas de recursos multifuncionais desde 2018, impactando diretamente no desenvolvimento individual e coletivo dos alunos.

Tecnologia inclusiva

Foto: Hariane Alves | Participação da TiX na 16ª Reatech

Fundada em 2009, em Belo Horizonte, a TiX Tecnologia Assistiva é uma startup que desenvolve produtos  que melhoram a comunicação e empoderam pessoas com deficiência, sendo a responsável pelo produto assistivo mais inovador já criado no Brasil: o Teclado Inteligente Multifuncional TiX, que torna os computadores acessíveis a pessoas com qualquer limitação de movimento. Dele, nasceu uma gama de acessórios e aplicativos para acessibilidade digital, comunicação, educação inclusiva e reabilitação de pessoas com deficiência. 

Para começar a operar no exterior, a TiX abriu em 2018 uma unidade de negócios nos EUA. Sob o nome Key2Enable, a startup já faz parte do portfólio de três aceleradoras globais: Singularity University (EUA), Krypto Labs (Emirados Árabes) e Startup Chile, além de integrar (como TiX) o ranking ‘Negócios mais Promissores em Inovação’ do Brasil, em maio de 2019. A startup também lidera o ranking Innovation Awards Latam como uma das startups mais promissoras da América Latina e ficou em segundo lugar na edição 2019 do Programa FedEx para Pequenas Empresas no Brasil.

Da esquerda para a direita: Esdras Vitor S. Pinto, Henrique Pires F. Latorre, Adriano Rabelo Assis e Julio Cezar David de Melo | Foto: Diego Lara

TiX Tecnologia Assistiva

TiX Tecnologia Assistiva

Fundada em 2009 em Belo Horizonte (MG), a TiX Tecnologia Assistiva nasceu para ampliar a autonomia e a capacidade de comunicação das pessoas com deficiência por meio de inovações tecnológicas. Seu objetivo é claro: empoderar essas pessoas com instrumentos que as permitam desenvolver suas competências e individualidades, tirando-as da invisibilidade social. Em 2019, foi integrada ao ranking das 100 Startups to Watch, como uma das empresas mais promissoras em inovação no Brasil.

Dessa startup, surgiu o produto assistivo mais inovador já criado no Brasil: o Teclado Inteligente Multifuncional TiX, que torna os computadores acessíveis a pessoas com qualquer limitação de movimento. Dele, nasceu uma gama de acessórios e aplicativos para acessibilidade digital, comunicação, educação inclusiva e reabilitação de pessoas com deficiência.