Academia Internacional de Cinema (AIC) prepara estudantes para atender as demandas atuais do mercado audiovisual

A escolha de uma profissão e a relação com oportunidades no mercado de trabalho é algo que sempre suscita muita preocupação e discussão por parte de pais e filhos. Mas há espaço, e muito, além dos tradicionais cursos, que sempre atraem a atenção de estudantes e familiares. O mercado audiovisual é um deles. Além de cinema e televisão, o surgimento das plataformas de streaming como Netflix e a estratégia de produção de conteúdo nacional adotada por parte de algumas plataformas tem ampliado o mercado para profissionais que trabalham na área. Aliado ao aquecimento do mercado, existe também uma demanda por profissionais qualificados. Um desses profissionais é o diretor, também chamado de realizador.

 

O trabalho do diretor consiste em supervisionar e dirigir a execução das filmagens, utilizando recursos humanos, técnicos, dramáticos  e artísticos necessários para a realização do produto audiovisual – seja para televisão, cinema ou internet. Os aspectos técnicos inerentes à formação de um diretor exigem conhecimentos práticos e um contato mais direto com o dia-a-dia de um set de filmagem. Igualmente importante é a interação entre escola e mercado. Cursos de caráter técnico, como o Filmworks – o Curso de Formação Profissional em Direção Cinematográfica da AIC, passam a ser uma opção para quem quer obter uma formação específica em direção audiovisual, com ênfase na prática, num período relativamente mais curto do que uma faculdade. O modelo funciona tanto para quem já cursou uma faculdade e quer fazer uma imersão na área, aprofundar os conhecimentos práticos e buscar uma porta de entrada para o mercado, como para quem sai do segundo grau à procura de uma profissão.

 

Um diferencial deste curso é a realização de festival exclusivo para estudantes apresentarem suas produções e ainda participarem de premiações em categorias diversas – o Filmworks Film Festival (FWFF). Todos os anos os alunos podem inscrever os seus filmes no evento nas áreas de roteiro, direção, arte, fotografia, atuação, som, edição, bem como prêmios para Melhor Filme, Júri Popular, New Vision (primeiro semestre do Filmworks), Curta Livre (produzidos por alunos de cursos livres) e Melhor Documentário. O Júri oficial é composto por profissionais do mercado, convidados especialmente pela AIC. Durante todo o curso, o aluno também tem contato com o mercado através de seus professores, que são profissionais atuantes na área, e participando de eventos como a Semana de Orientação (palestras sobre criação audiovisual com cineastas convidados) e a Semana de Cinema e Mercado (palestras com produtores, distribuidores e outros profissionais de mercado), além de aulas especiais que acontecem ao longo do ano.

 

Outro diferencial está no planejamento da carreira dos estudantes. No último módulo, o aluno participa de sessões de orientação como um profissional da área para entender melhor como dar os primeiros passos no mercado de trabalho: o que esperar do mercado, como abordar as produtoras e os players, quais os rumos e as dificuldades. Com um portfólio em mãos, e com a experiência obtida no Filmworks Film Festival, os estudantes podem começar a explorar caminhos para suas carreiras.

 

O curso é dividido em 4 módulos organizados de maneira progressiva no que diz respeito aos desafios e ao aprendizado. A preocupação do curso é ainda articular teoria com diferentes desafios práticos, contribuindo para o desenvolvimento de repertório técnico e artístico necessários para a elaboração, a produção e a realização de filmes, conectando os alunos com questões fundamentais da cinematografia atual. Todo semestre, os estudante produzem um projeto audiovisual, além de exercícios de escrita de roteiro, filmagem e pós-produção, passando por todas as etapas da realização.

 

Sobre a Academia Internacional de Cinema (AIC)

A AIC é uma escola que, desde 2004, oferece mais de 30 cursos que abrangem toda a cadeia produtiva do audiovisual, da ideia à distribuição, com cursos de formação livre, intensivos de férias, oficinas especializadas, além de dois cursos técnicos de formação profissional: Filmorks – Técnico em Direção Cinematográfica, e Curso Técnico em Atuação para Cinema e TV. Com infraestrutura técnica e professores atuantes no mercado audiovisual, a AIC se destaca pela ênfase na prática e na teoria aplicada. Ao longo de sua existência, já produziu com seus alunos mais de 2 mil curtas metragens. Sua agenda de eventos inclui palestras e debates com dezenas de cineastas reconhecidos nacional e internacionalmente. Uma lista completa de professores e cineastas convidados pode ser visualizada no site: www.aicinema.com.br.

 

Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons