7 jogos divertidos para passar o tempo com os amigos

Existem jogos para todos os perfis: se os seus amigos precisam desestressar, uma sinuquinha é o ideal. Mas se os gostos forem outros? Qual diversão escolher?

O final do ano está chegando: com ele, vêm as férias, as reuniões de parceiros e família, os jantares, os amigos-ocultos e as horas em companhia de quem faz toda a diferença na sua vida.

Conversar, comer e rir muito é ótimo: os encontros propiciam que essas coisas aconteçam. Aproveitar o ensejo para jogar — e rir ainda mais! — pode ser uma ótima ideia.

O tipo de brincadeira mais popular varia de acordo com a cara da sua turma. Se vocês são eternas crianças — mesmo se já têm filhos ou estão terminando a graduação —, por exemplo, pode ser legal investir em um minijogo pebolim.

Se o seu grupo é mais heterogêneo, existem outras opções que vão fazer sucesso.

Confira abaixo mais 6 jogos divertidos para jogar com os amigos!

 

Jogos para maiores

Jogo da roleta

A primeira opção é o jogo da roleta, claro! Composto por uma roleta e pequenos copos de vidro, ele pode ter várias regras.

Para várias pessoas, o jogo termina quando os copos estão vazios. Há também quem prefira utilizar a roleta como “prenda” de algum outro jogo.

O que vai nos copos é de escolha do grupo. Recomendamos apenas maneirar na quantidade de bebida alcoólica e colocar água, suco ou refrigerante em alguns dos recipientes. Brincar é bom, mas a saúde vem sempre em primeiro lugar.

Jogo de poker 150 fichas

Famoso por sua aparição em filmes do 007, como o Cassino Royale, e presente também em canções da Lady Gaga, o poker (ou pôquer) é um jogo que costuma agradar os que gostam de carteado, querem exercitar a arte do blefe e gostam de combinações matemáticas.

Para jogar, é preciso saber a classificação das mãos, conhecer as posições na mesa, avaliar as possibilidades depois do pré-flop e, bem, entender o que significa river, showdown, all in.

O melhor jeito de aprender é conversar com quem sabe tudo sobre o funcionamento do jogo. O segundo melhor, é acompanhar de pertinho uma ou várias rodadas. O terceiro é praticando. Esse, aliás, é o jeito mais interessante.

Jogo de sinuca

Quem não gosta de jogar sinuca enquanto também joga conversa fora? Na impossibilidade de ir a um clube ou um bar, você pode trazer a diversão para dentro de casa, e sem precisar investir em uma mesa grande, pesada, que tem potencial para atravancar o orçamento.

Mesas em tamanho compacto vêm, normalmente, com dois tacos. Se o seu grupo é grande, vocês podem fazer uma grande competição: quem perder, cede a vez para o próximo. Ganha quem vencer mais pessoas.

 

Jogos de tabuleiro, cartas ou mímica

A ideia é só passar o tempo? Existem boas opções!

Imagem e Ação

Clássico! Pode ser jogado por grupos pequenos ou grandes, o que também é uma vantagem.

Durante uma rodada do imagem e ação, o jogador escolhido deve transmitir uma ideia para o seu grupo sem dizer absolutamente nada. Ele pode fazer isso por meio de desenhos ou mímica.

Os temas do jogo também variam de acordo com o interesse geral. Se vocês forem, digamos, estudantes de cinema… Que tal um jogo onde só valem títulos de filmes?

War

Um dos mais famosos de todos os tempos, o War é um jogo de tabuleiro onde os participantes recebem missões individuais, desconhecidas aos demais jogadores, e devem cumpri-las antes que os outros o façam.

O jogo tem algumas regras, que envolvem atacar territórios, investir em novos exercícios e proteger as áreas conquistadas.

Outras regras não-oficiais envolvem perturbar o colega e criar o caos (delicadamente!).

Uno

Outro jogo famoso, é bastante simples e tem a vantagem de permitir que muitas pessoas joguem. Com três ou quatro caixas de baralho de Uno, é possível jogar com dez amigos, por exemplo.

As regras são fáceis de assimilar, mas não é incomum que grupos diferentes criem regras novas, como: se sair uma carta com um sete azul, todos devem ficar em silêncio. Quem disser algo é obrigado a comprar três cartas. Mantenham a amizade, ok?