7 dicas para valorizar a arquitetura antiga de forma moderna

Admirada por muitos, a arquitetura antiga ainda está presente em muitas casas em todo o país. Mas, apesar de ajudar a contar a história de outra época e ser elegante, boa parte dos moradores precisa, eventualmente, restaurar e reformar a residência.

 

É possível, inclusive, reformar esse tipo de ambiente, de maneira moderna, sem apagar os registros históricos. Confira!

 

1- Fachada

A fachada é o primeiro detalhe que todos notam e, por isso, merece ser a primeira mudança a ser feita. Diferentemente de antes, agora as cores mais vivas e alegres têm dominado as residências. Então, se a pintura estiver desbotada ou as paredes estiverem com o efeito “descascado”, vale a pena dar uma cor à fachada.

 

Também é importante destacar que a tinta da área externa não é a mesma da interna, pois as necessidades são diferentes. Na fachada, a pintura precisa ser impermeabilizante e resistente à chuva e ao sol.

 

De acordo com a arquiteta Luciana Paixão, a escolha de uma tinta de qualidade é extremamente importante. “Tinta de melhor qualidade significa que você pintará menos vezes ao longo dos anos e obterá melhor cobertura quando pintar. A tecnologia de pintura melhorou drasticamente nos últimos anos, com cores garantidas para durar mais do que nunca”, afirma.

 

2- Quartos

Nas residências antigas, os quartos costumavam ser maiores, tanto das casas quanto dos apartamentos. Mas, essa estrutura não precisa ser mantida, se não estiver de acordo com os planos da família. Em um lar que haja dois quartos grandes, um deles pode ser dividido para dar espaço para uma suíte.

 

Outra necessidade atual é a de um escritório. Isso também pode ser concretizado ao dividir um quarto grande.

 

3- Revestimento

Boa parte das residências antigas têm pisos antigos, como tacos, que podem deixar a casa com a aparência de desgastada. Por isso, esse é um dos detalhes que merece ser prioridade na hora da reforma.

 

Uma boa alternativa é o piso de porcelanato, pois oferece ótimo custo-benefício. Para quem não quer perder o efeito amadeirado do taco, é possível optar por um modelo que imita a madeira, deixando o ambiente mais rústico e aconchegante.

 

4- Fundação

Dependendo do tipo de fundação que a casa teve, as rachaduras podem ser comuns. Nesse sentido, na hora de fazer uma reforma, esse aspecto precisa ser reparado, de acordo com a arquiteta. Além de dar um aspecto envelhecido para o ambiente, as rachaduras também comprometem a estrutura da residência e a desvalorizam.

5- Integração com verde

Integrar a sala com a varanda ou o quintal também ajuda a deixar o cômodo mais moderno. Nesse sentido, é possível apostar em uma parede de vidro, para que o espaço verde seja enxergado.

6- Detalhes metalizados

Investir em alguns detalhes metalizados muda o visual do ambiente, tornando-o mais moderno. Esse efeito pode ser aplicado no corrimão da escada — se houver —, em luminárias e nos pés das cadeiras.

 

7- Ambientes amplos

Para quem gosta de receber a família e os amigos, é interessante derrubar paredes que possam estar ocupando espaço demais. Deixar os ambientes mais livres e espaçosos é uma alternativa moderna, que deixa a residência mais confortável e ampla.

Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons