5 passeios para fazer com a família em Brotas na Páscoa

Como já é outono, as sugestões são de atividades que possibilitam o contato com a natureza mas sem entrar na água

Páscoa é um feriado família. E, cada vez mais, uma data para uma viagem leve, para aproveitar as boas coisas da vida ao lado de quem se quer bem. Como o convívio com a natureza é uma das coisas boas da vida, o feriadão é perfeito para ir para Brotas e se aventurar em atividades que possibilitam essa conexão. Entre as dicas, todas sem precisar entrar na água porque a época é de temperaturas mais amenas, está percorrer trilhas por área de mata, sentindo o cheiro da terra e ouvindo som de pássaros, até chegar a uma bela cachoeira e contemplá-la, cavalgar por estradas de terra, dentro de sítios e fazendas, percebendo o ritmo tranquilo da vida do campo e, à noite, observar planetas e nebulosas.

São passeios para se fazer com as crianças e com os mais velhos já que o ritmo pode ser mais lento, respeitando as limitações de cada um. É uma típica viagem multigeracional, aquela que une no mesmo roteiro pessoas de diferentes idades. Cada geração, obviamente, possui comportamentos e interesses característicos. Mas, cada vez mais, até como fuga da vida corrida dos grandes centros urbanos, avós, pais e filhos estão querendo trocar impressões e compartilhar momentos. É uma interação em que todos ganham. E Brotas, uma cidade pequena, de pouco mais de 24 mil habitantes, de paisagens incríveis e muita natureza, é o ambiente perfeito para isso. Vamos às sugestões:

1 – Trilha para cachoeira – Em Brotas, são mais de 20 cachoeiras, cada uma com um atrativo e charme específico, assim como as trilhas também têm características diferentes quanto à duração média da caminhada e o grau de dificuldade. A Cachoeira do Astor, por exemplo, tem trilha curta e de fácil acesso. Semelhantes a ela, as cachoeiras Primavera, Escorregador e Nascente. A Santo Antônio, além de curta e leve, tem acesso para cadeirantes. Para quem quer caminhar bastante, a Cachoeira dos Quatis com trilha longa e moderada, é a indicação. Já a dos Macacos e a Roseira, têm trilha média e nível moderado. É avaliar as condições do grupo e escolher.

2 – Cavalgada – Em Brotas, a cultura da roça, bastante marcada pela fase áurea do café, produto responsável pela primeira fase de crescimento econômico do município, permanece viva. Por isso, é um destino de turismo rural. Várias fazendas e sítios abrem suas porteiras aos turistas. Uma das atividades que bem representa esta característica é a cavalgada, passeio a cavalo por trilhas e estradas rurais, individuais ou coletivas, dentro de fazendas e sítios. É uma atividade indicada para todas as idades. É oferecida na Areia que Canta, Cachoeira Três Quedas, Recanto das Cachoeiras, Hotel Fazenda Recando Shangri-lá, Hotel Mosteiro e Fazenda Palmeiras.

3 – Tirolesa – Tem medo de altura? Se tiver, em Brotas é o lugar para superá-lo. Uma boa indicação para isso é a tirolesa. Escorregar preso a um cabo, por sobre árvores, vale ou lago, é uma aventura sem igual, que dá a sensação de estar voando. Brotas tem tirolesa para vários gostos, desde para quem quer muita adrenalina até para os iniciantes e crianças. Uma das modalidades mais emocionante é a que você “voa” de frente, com os braços abertos. Para os pequenos, a indicação é o voo canguru. A criança vai no colo do pai, a mãe ou outro responsável adulto. Bem juntinho, ela curte a aventura com toda a segurança. Oferecem tirolesa: Ecoparque Aventurah!, Ecoparque Cassorova, Ecoparque Poção, Ecoparque Jacaré, Recanto das Cachoeiras, Sítio 7 Quedas e Cachoeira do Escorregador.

4 – Voo de balão – Brotas passou a oferecer, em 2018, balonismo, atendendo a demanda de quem ansiava também contemplar cachoeiras, o Rio Jacaré-Pepira, as cuestas e outras belezas naturais do município de cima, de um ângulo privilegiado, bem no estilo de aventura, que é a marca do município. A atração está disponível em três modalidades de voo: panorâmico, livre e romântico, sendo que as últimas duas em datas previamente agendadas. E na Páscoa é uma destas datas: no dia 21 de abril.

5 – Observação de planetas e nebulosas no CEU – À noite, uma atividade que costuma agradar toda a família, especialmente as crianças, é a visita ao Centro de Estudos do Universo (CEU), que abriga o mais moderno observatório e planetário da América Latina. É o lugar para aprender sobre os mistérios do Universo observando planetas e nebulosas em potentes telescópios. Também para viajar no tempo e descobrir um calendário primitivo e o esqueleto de um grande dinossauro.

 

Divulgação
Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons