5 dicas para estimular seu funcionário e torná-lo mais produtivo

Oferecer um plano de carreira e realizar cursos para os funcionários são algumas alternativas para criar um ambiente mais produtivo

Existem situações em que, mesmo estando em um ambiente sofisticado, com um bom salário e estabilidade garantida, o funcionário ainda se sente desmotivado dentro da empresa. Pode ser reflexo de problemas pessoais, mas, muitas vezes, a perspectiva profissional que ele tem dentro da organização é o que causa essa falta de motivação.

E se os funcionários estão desmotivados, logo, a produtividade dentro da companhia será menor. Portanto, é preciso pensar em estratégias para estimular a equipe, criando um ambiente mais acolhedor, respeitoso e que proporcione mais prazer para as pessoas que trabalham ali.

Ambiente de trabalho mais produtivo

Abaixo, conheça algumas medidas que podem ser tomadas para tornar o ambiente de trabalho mais produtivo e respeitoso, melhorando o dia a dia de toda a equipe.

Dê feedback do trabalho feito

O funcionário deseja saber se seu trabalho e, consequentemente, seu esforço, está sendo visto. Caso contrário, ele fica com a sensação de que as horas gastas trabalhando estão sendo em vão, sem nenhuma perspectiva de recompensa ou de se sentir incluído dentro do processo que ele faz parte.

Por isso, é importante que a pessoa responsável pela liderança da equipe sempre forneça algum feedback do trabalho feito pelo funcionário. Converse com cada um deles de maneira reservada, e destaque tanto os pontos positivos do que foi feito quanto aqueles que ainda precisam ser aprimorados.

Dessa forma, os funcionários terão uma noção das qualidades presentes no resultado de seu esforço, ao mesmo tempo que vão perceber onde estão seus pontos fracos. O ideal é criar entre a equipe esta cultura de feedback, de forma que todos façam parte da conversa e possam emitir suas opiniões, criando um vínculo mais forte entre a equipe.

Comunicação transparente

Incentive a conversação entre toda a equipe, estabelecendo uma cultura de comunicação transparente e saudável. Os membros de um time integrados e em sintonia produzem muito mais. Incentive o diálogo, faça com que a conversa com os gestores esteja sempre aberta e escute com atenção as demandas, ideias e, até mesmo, críticas.

A comunicação transparente também envolve não deixar os funcionários perdidos. Procure mantê-los informados sobre as atividades em andamento, como está o planejamento para as próximas tarefas e avise-os imediatamente sobre eventuais mudanças.

Plano de carreira

Além de ter seu trabalho reconhecido, o funcionário também deseja saber onde ele pode chegar dentro de uma organização. Por isso, é preciso estabelecer um plano de carreira, mostrando o que pode ser feito para que o funcionário consiga crescer dentro da empresa. Isso é uma forma de mantê-lo motivado para dar os próximos passos.

Para isso, esclareça quais são os critérios de escolha e os objetivos que precisam ser alcançados para que uma promoção se torne possível. Lembre-se de destacar as habilidades e competências que são necessárias para assumir o cargo superior. Essa forma de motivação tornará ainda mais importante o processo de feedback interno.

Realize cursos e workshops

O comodismo é um fator fundamental para tornar o funcionário desmotivado ou pouco ambicioso, fazendo com que ele trabalhe menos. E uma das formas de sair da rotina, fazendo com que ele sinta mais prazer ao ir trabalhar, é diante da possibilidade de que ele possa aprender coisas novas e crescer profissionalmente.

Uma boa forma de conseguir isso é promovendo cursos e workshops dentro da organização. Mais do que uma motivação, é uma ótima forma de investimento, na qual você estará capacitando ainda mais seu funcionário e aprimorando suas habilidades.

Essa possibilidade de aprender novos conhecimentos e habilidades fará com que sua equipe se sinta valorizada. Criar essa cultura dentro da empresa é uma forma de fazer com que os funcionários tenham pouco interesse de sair dali, já que, para eles, é mais atrativo a chance de um crescimento profissional, em um ambiente que lhes agrade.

Promova respeito e positividade

Parece óbvio, mas se o ambiente de trabalho não coloca o respeito entre seus membros como regra número um, é uma certeza que o funcionário se sentirá desmotivado. Por isso, pregue para que toda a equipe respeite as normas de civilidade propostas pela empresa, e assegure-se que as diferenças entre os diferentes membros sejam respeitadas.