5 dicas para começar a investir ainda em 2021

Ainda que pareça uma realidade muito distante, pequenas mudanças de hábitos no dia a dia são capazes de transformar a vida financeira

Quantas vezes você já adiou os planos de começar a investir? Ainda que pareça uma realidade muito distante para grande parte dos brasileiros, pequenas mudanças de hábitos no dia a dia são capazes de favorecer a reestruturação completa do orçamento, e levar a vida financeira a outro patamar.

Enquanto muitas pessoas enxergam os juros compostos como vilões, muitos brasileiros usufruem deles ao investir e obter maior rentabilidade. Mas por onde começar, de fato?

Atualmente, o que não faltam são canais e vídeos que abrem espaço para temas como economia, soluções financeiras, reserva de emergência e investimentos de maneira simples e descomplicada. Portanto, se você deseja começar a investir e mudar sua vida financeira em 2021, veja este passo a passo:

1. Tenha objetivos. Ao definir um propósito para investir será mais simples ter uma visão clara de “porque estou investindo”. Dessa forma, será possível priorizar a meta e dizer “não” para o que, de fato, não contribui para a conquista desse sonho.

2. Invista mensalmente. Basicamente, se você nunca começar, não tirará seu plano do papel. Portanto, não importa a quantia ou valor, mas a criação de um novo hábito, separando um valor todo mês para este objetivo. Comece ainda que seja com pouco.

3. Identifique seu perfil investidor. Faça um teste de suitability e descubra seu perfil investidor, se conservador, moderado ou agressivo. Com essa informação em mãos, será possível conhecer o melhor caminho para investir em renda fixa (conservador/moderado) ou renda variável (agressivo).

4. Pesquise sobre investimentos. Busque entender mais sobre os tipos de renda fixa e seus rendimentos, bem como as principais características da renda variável e por onde começar a diversificação de investimentos. Esse conhecimento te ajudará a tomar decisões.

5. Avalie as opções de investimentos. Munido de informações, comece a buscar os melhores investimentos para tornar seu propósito uma realidade. CDBs, Tesouro Direto, LCIs, LCAs, fundos de investimento, Bolsa de Valores, tudo isso é muito acessível e permite começar com pouco, basta investir.

A mudança de hábito em relação às suas finanças mudará seu olhar quanto ao propósito do ganhar e investir dinheiro, e essa nova visão poderá transformar sua realidade financeira.

Foto:Divulgação

Instagram