4 podcasts para quem deseja acompanhar tudo sobre saúde

Ao resgatar áudios como mecanismo de comunicação, os podcasts também podem trazer informações cuidadosas e importantes sobre os cuidados com a saúde. Veja alguns deles para você acompanhar, melhorando os cuidados com a sua saúde física e mental.

Os cuidados com a saúde física e mental são necessidades fundamentais para garantir a sobrevivência de qualquer indivíduo. Além disso, eles garantem um maior proveito da vida e suas diferentes etapas.

Essa necessidade foi ainda mais intensificada, fazendo com que pessoas de todo o mundo desenvolvessem estratégias que permitissem acompanhar a saúde e respeitar as novas regras de convívio social. Neste contexto, algumas questões surgiram: como exercitar o corpo sem poder sair de casa? Como manter uma dieta saudável em um contexto emocionalmente desafiador?

Desse modo, é fundamental buscar fontes confiáveis de informação. Por isso, se você tem interesse sobre o tema da saúde ou busca ferramentas que te permitam expandir os seus conhecimentos, veja alguns podcasts interessantes para acompanhar.

Saúde sem complicações

Organizado pela Universidade de São Paulo (USP) e apresentado pela Rádio USP, o podcast tira dúvidas dos ouvintes sobre diferentes temas da área da saúde. Além disso, ela aceita sugestões de temáticas a serem trabalhadas em cada programa.

Cada episódio dura 30 minutos, em média. Em cada um deles, há a presença de um docente e pesquisador da universidade para responder às perguntas levantadas pelos ouvintes ou debater temas que estão em alta naquele momento.

Drauzio Cast

Esse podcast é organizado pelo médico Drauzio Varella, oncologista considerado  referência na popularização da informação médica no Brasil. Varella foi uma das autoridades médicas pioneiras no tratamento da AIDS no país e escreveu livros conhecidos, como Estação Carandiru e O Médico Doente.

Criado com o objetivo de discutir sobre o estilo de vida e os desafios para prevenir doenças prevalentes no mundo moderno, o podcast traz diferentes temas que se destacam na contemporaneidade, tais como: mal de Alzheimer, doenças psiquiátricas modernas, como praticar atividades físicas regularmente e sua relação com a incidência de câncer. Cada episódio tem, em média, 25 minutos de duração.

Pausa para saúde

Lançado em 2018, pelo Ministério da Saúde, o podcast já tem quase 100 programas com dicas de como combater doenças e preveni-las. A iniciativa de divulgar conteúdos neste formato foi pioneira na Esplanada dos Ministérios, sob a coordenadoria do Núcleo Multimídia.

Os episódios duram entre 10 e 20 minutos e estão disponíveis no site do próprio Ministério, podendo ser ouvidos no computador ou por meio de aplicativo no celular.  Também existe a possibilidade de efetuar download para escutar o conteúdo posteriormente, sem precisar estar conectado à internet.

O podcast vem trazendo informações importantes sobre o novo coronavírus e enfatizando os meios para reduzir as chances de contaminação por pessoas de diferentes idades. Iniciativas como esta são fundamentais para combater a disseminação das notícias falsas, que vêm se tornando um problema de saúde pública em escala global.

Detetives da Saúde

Este podcast discute sobre diversos temas envolvendo bem-estar mental e físico, como o luto, a qualidade da água que chega às nossas casas, a relação entre asma e doenças alérgicas, como fazer uma boa faxina sem prejudicar a saúde, a vida das pessoas que resistem ao câncer, os riscos de apressar o método científico em tempos de pandemia, a saúde da população negra e as desigualdades raciais.

Produzido pela revista Saúde,  o conteúdo é organizado por especialistas da área em parceria com jornalistas da publicação, que focam em combater o que é fato do que é notícia falsa. Os episódios são produzidos semanalmente e têm uma média de 50 minutos de duração.

Instagram