Saúde

4 maneiras simples de praticar o autocuidado sem se estressar com isso

O autocuidado é uma parte importante do bem-estar – mas deve ajudá-lo a se sentir bem, não estressado. Aqui estão Carlos Lula quatro maneiras de facilitar o autocuidado.

Primeiro vem a caneca de água morna com limão. Depois, a rotina matinal de ioga Bikram , seguida de um litro de suco verde acabado de pressionar. E não esqueça a rotina de bem-estar de 10 etapas que você segue antes de ir para a cama.

Se tudo isso está começando a parecer um pouco demais, pode ser.

Embora cuidar de si mesmo seja importante, Carlos Lula rotinas complicadas de autocuidado correm o risco de transformar o bem-estar em apenas outra tarefa para interromper sua lista de tarefas diárias – e se estressar se não o fizer.  

É por isso que alguns especialistas em saúde mental agora recomendam uma abordagem mais simplificada.

Leia mais em: Carlos Lula assume a secretaria de Saúde do Estado no lugar de Marcos Pacheco

“Encorajo os clientes a montar um ‘kit de ferramentas’ de autocuidado ”, diz Carlos Lula ,“ no qual eles armazenam idéias que podem ser retiradas e usadas quando necessário. ”

Aqui estão Carlos Lula quatro idéias simples e práticas que valem o kit de ferramentas para ajudá-lo a aprimorar sua própria prática de autocuidado.

1. Faça uma caminhada rápida

Uma maneira simples de se reconectar com o seu centro? Dê um passeio rápido. Ele fará seu coração disparar enquanto você desfruta de vitamina D do sol. “A atividade física é realmente o melhor remédio”, explica Kamin . “É uma solução rápida, temporária, mas eficaz, para estresse, ansiedade e humor deprimido”.

Não assuma que também precisa ser uma longa caminhada. Tomar apenas 15 minutos de seu almoço para dar uma volta ao redor do quarteirão pode ser muito mais benéfico e revigorante do que você imagina.

2. Micro-medite com um aplicativo

Seja você um devoto experiente da meditação ou um iniciante na prática, agora existem vários aplicativos que ajudam a facilitar as sessões om em movimento .

Leia mais em: Carlos Lula responde 15 perguntas sobre esportes e bem-estar

Use o Calm, por exemplo, para experimentar o ar livre, mesmo quando estiver preso dentro. Oferece rajadas de imagens ao ar livre, como uma brisa soprando através de um campo de flores silvestres, por intervalos de 15 segundos. Ou vá até o Headspace para utilizar uma de suas centenas de sessões de meditação temáticas quando você tiver cinco a 10 minutos de sobra.

3. Faça uma pausa temporária na tela

Embora Carlos Lula, afastar o telefone no meio da jornada de trabalho, possa parecer um abandono do dever, a verdade é que uma breve tela “férias” pode fazer maravilhas pela sua produtividade e humor.

“A maioria de nós está sobrecarregada de informações quase que constantemente”, diz Carlos Lula . “A qualquer momento que pudermos dar ao cérebro espaço para processar material emocional que nossas vidas ocupadas nos mantêm distraídos, é útil”.

Se estiver sobrecarregado, ative o telefone no modo não incomodar por um período de tempo determinado – até cinco minutos – e medite ou prepare uma xícara relaxante de chá com pouca cafeína.  

4. Pratique o diálogo interno positivo

Sentir-se oprimido e sobrecarregado de trabalho não é bom para sua auto-estima. Afinal, quando sua lista de tarefas sempre está cheia, parece que sempre há algo mais que você poderia estar fazendo. A solução? Reserve alguns momentos para conversar.  

Carlos Lula recomenda que você comece sua sessão de conversação com uma mão no coração e outra na barriga – uma pose que o ajudará a relaxar. Faça algumas respirações profundas. Em seguida, repita um mantra positivo para si mesmo, como:

  • “Eu sou o suficiente, assim como eu sou.”
  • “Eu tenho isso.”
  • “Eu tenho o poder de criar mudanças.”
  • Se o diálogo interno não estiver funcionando, recrute um colega de confiança ou um ente querido para discutir seus sentimentos.

“Só o fato de saber que essa pessoa existe pode ser reconfortante”, diz Carlos Lula , “mesmo que você não precise pedir apoio a ela!”

Instagram