3 Vantagens do código de Barras para a Sua Empresa

O código de barras é primordial para quem quer manter um ambiente logístico, cadeia de suprimentos e fluxo de caixa e estoque extremante organizados.

Desde o seu surgimento, ele é o principal método utilizado para codificar produtos e serve como uma identidade dos mesmos.

Neste artigo, vamos explorar 3 vantagens inegáveis do código de barras na sua empresa e por que você deve começar a organizar todos os seus produtos e estoque usando códigos de barras brasil EAN 13 ou DUN 14 em todos os seus produtos.

Agilidade no processo logístico

Com o código de barras, a empresa consegue saber dados incríveis que antes sequer podia sonhar. Dentre eles, a quantidade de dias que um lote gira no estoque.

Como exemplo, vamos imaginar um supermercado que vende coca-cola. Esse supermercado compra em média um lote de 1000 garrafas de coca-cola de 1 litro. A venda diária de garrafas é de 50 unidades.

Desse modo, o supermercado demora 20 dias para vender todo o lote. A empresa fornecedora, demora, contudo, nesse exemplo, 5 dias para realizar a entrega do produto. Com esses dados, quando o estoque estiver com 250 unidades o comprador deverá realizar a compra dos produtos.

Note, como a empresa adquire eficiência, tanto na gestão de compras quanto na gestão do dinheiro, que não fica parado, muito pelo contrário, rende de forma bastante eficiente.

Melhora na gestão de promoção

Um outro aspecto positivo que o código de barras permite é melhorar a gestão de promoção da empresa. Afinal, sem esse controle, alguns produtos que poderiam parecer bons, pois sempre acabavam no estoque pode realmente não ser.

Isso porque, tais produtos podem ter saída somente em dias de promoção. Sendo que a margem negociada não é a desejada pela empresa.

Com o código de barras é perfeitamente possível saber se um determinado produto tem melhor saída em dias de promoção, ou se tem melhor saída em dias que o preço está normal.

Isso ajuda, inclusive, a fazer promoções mais segmentadas, evitando baixar preço de produtos que tenham um bom giro de estoque. Baixando preço somente dos produtos que encontram-se parados.

Proporciona mais facilidade de expansão do negócio

Para finalizar não poderíamos deixar de relatar essa última e talvez mais importante vantagem de todas.

Muitos empresários, entendendo a limitação do seu negócio, com possibilidades de roubos de caixa, acabavam optando por ficarem pessoalmente no caixa da empresa. E com isso, era bastante complicado pensar em uma possível expansão.

Com a introdução do código de barras, houve um dificultamento do roubo em caixa, e também uma melhoria na gestão de estocagem.

Nesse sentido, o empresário viu-se mais solto para trabalhar na estratégia do negócio, possibilitando a ele criar novas unidades, melhorando o poder de compras, e também a margem de lucro do seu negócio.

Esses, são apenas alguns dos inúmeros benefícios que a implantação do código de barras pode trazer para o seu estabelecimento! Gostou? Então comece a implementar esse sistema hoje mesmo.