‘2ª Virada da Mobilidade’ promove ações de conscientização e respeito no trânsito

É possível mudar os hábitos dos usuários no trânsito? Transformar o comportamento dos condutores, pedestres, ciclistas e motociclistas para que escolham promover um trânsito mais seguro? Especialistas dizem que sim.  Comações de educação e conscientização. Diante disso, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí está promovendo a ‘2 Virada da Mobilidade’.

Uma das ações de educação e conscientização no trânsito dessa semana é direcionada ao respeito à faixa de pedestres. Com o lema “Agora é a sua vez de agir. Lembre-se: no trânsito a preferência é sempre do respeito“, a Diretoria de Acessibilidade, em parceria com a Gerência de Educação para o Trânsito, promoveu na manhã dessa quarta-feira (19), ações com estudantes do primeiro ano do ensino médio, na avenida Nove de Julho, no centro da cidade.

De acordo com a diretora de Acessibilidade, Ana Claudia N. Quina, esta ação reforça o exercício da cidadania. “Os jovens podem construir uma cidade mais segura e consciente e, além disso, serão os futuros motoristas da nossa cidade”.

Participaram da ação alunos da escola Francisco Feliciano Ferreira da Silva Prof. Chico Ferreira, (Verdinho) e daETEC Cônego José Bento. A ação de conscientização será realizada novamente, nesta quarta-feira (19), às 14h, no mesmo local.

A estudante Ana Beatriz de Freitas Vicente achou interessante ensinar aos usuários da via o que ela aprendeu com os agentes de trânsito. “Aprendi sobre a sinalização educativa “Sinalize ao Atravessar” e da “mãozinha” indicando que o pedestre ao atravessar deve demonstrar sua intenção e sinalizar para que seja visto pelos motoristas. Hoje sou uma multiplicadora de boas ações no trânsito”.

Ações como essa estão sendo promovidas desde o início de 2017, com aumento de 400% das ações educativas e redução de índices importantes como a redução de 48% de mortes no trânsito e redução de 87% de morte de ciclistas.

 

(Luciana Valadares/PMJ – Fotos: Cristina Reis/PMJ)

Estudante Ana Beatriz de Freitas Vicente

Gostou, Compartilhe!
Show Buttons
Hide Buttons