1º Fórum de Aprendizagem acontece na Basílica de Aparecida

O evento reúne jovens aprendizes do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira com o apoio de instituições públicas e empresas para inclusão ao primeiro emprego

O Jeia (Juizado Especial da Infância e Adolescência), do Fórum Trabalhista de São José dos Campos e o Fórum de Aprendizagem do Vale do Paraíba, realiza o 1º Fórum de Aprendizagem da região voltado para jovens aprendizes. Com o intuito de apresentar os trabalhos realizados pelos aprendizes ligados às instituições membros do projeto de inclusão ao primeiro emprego. O evento acontece dia 18, na próxima sexta-feira.

O fórum reúne os aprendizes do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira para integração, trocas de experiências e informações. Entre os presentes estão autoridades federais, estaduais e municipais da região, especialmente de Aparecida, representantes da Igreja Católica e das instituições parceiras como: Senai, Senac, Ciee, Guarda Mirim, Fundhas.

O juiz Marcelo Nunes Garcia, titular do Jeia (Juizado Especial da Infância e Adolescência) e líder do projeto na região explica que por meio da conscientização de empresários pretende: “aumentar o número de vagas de aprendizagem nas empresas, para que elas cumpram a legislação que define as cotas para jovens, e extinguir o trabalho infantil”.

Uma missa em prol da erradicação do trabalho infantil e apresentação da Orquestra do Pensa (Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida) fazem parte das atividades do dia. Também há palestras e rodas de discussão com os temas: Aprendizagem e Trabalho Infantil; Bullying e Violência; A Importância da Empatia; A Troca do Suicídio Pela Alegria de Viver; Comunicação Não Violenta.

“Esta é uma oportunidade para ouvirmos os aprendizes neste que é o mês da criança e da Nossa Senhora de Aparecida“, afirma o juiz. O Fórum de Aprendizagem ocorre com o apoio da Justiça do Trabalho, Ministério do Público do Trabalho e Ministério da Economia.

1º Fórum de Aprendizagem do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira

Data: 18 de outubro de 2019

Horário: das 13h30 às 18h

Local: Arquidiocese da Basílica Nacional de Aparecida

Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 412, Centro, CEP: 12.570-000 — Aparecida/SP